SEC promove campanha de doação de sangue até sexta-feira (29)

Palavras-chave:
Na Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, a Secretaria da Educação (SEC), em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), promove campanha de doação de sangue. Para a ação, uma unidade móvel de coleta de sangue do Hemoba está estacionada em frente à SEC, com atendimentos iniciados nesta quinta-feira (28), se estendendo na sexta (29), aos servidores da instituição e dos demais órgãos estaduais instalados no Centro Administrativo do Estado da Bahia – CAB. 
 
Fotos: Memo Soul/ASCOM SEC
Acampanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue e potencializar o abastecimento na Bahia. “Sabemos que manter os estoques de sangue abastecidos é essencial, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas. Pensando nisso, a equipe do Programa de Atenção à Saúde e de Valorização do Professor, vinculado à Superintendência de Recursos Humanos, sempre atenta e imbuída da missão de promover e valorizar a educação, bem como a saúde, junto aos servidores da rede estadual da Educação, inclui, pelo segundo ano, em seu cronograma do mês de novembro, mais esta ação de cuidado e conscientização, a fim de intensificar as doações entre os trabalhadores do Estado”, ressaltou a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy. 
 
O servidor Mauricio Rodrigues Ribeiro, do setor de Folha de Pagamento da SEC, é um doador assíduo e aprovou a iniciativa. “Eu já sou doador há mais de 20 anos e acho muito importante, muito interessante a iniciativa. Esta é a segunda vez que vejo um ônibus da Hemoba aqui, na SEC. Da outra vez, não pude doar porque não estava na janela de doação. Desta vez, já estou liberado para doação e vim fazer a minha parte. A chance de poder ajudar várias pessoas com uma única bolsa de sangue é fantástica. Nunca precisei de sangue, mas pessoas da minha família já precisaram de sangue e de plaquetas. Então, dou o meu sangue sempre que posso”, comemorou.  
 
À espera para também realizar o gesto solidário estava Rebeca Paranhos Silva, técnica da Superintendência de Educação Profissional. “Eu sempre tive vontade de ser doadora e até já tentei, mas estava com a pressão um pouco alterada e não consegui, pois antes da doação tem todo um protocolo e a gente passa por uma triagem com os profissionais para, em seguida, se estiver tudo bem, realizar a doação. Hoje, aproveitei a oportunidade que o caminhão da Hemoba está aqui, na SEC, e corri para tentar mais uma vez fazer esta boa ação. Além de ser muito importante, o ato de doar sangue é generoso, pois uma bolsa pode salvar várias vidas”, pontuou.  
 
Para doar sangue- O candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas quatro horas anteriores ao procedimento.

Notícias Relacionadas