SEC realiza formação continuada voltada à matrícula 2025, com foco em aprimorar processos e fortalecer rede

Palavras-chave:

 

Fotos: Elisabeth Guerra/ ASCOM SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) deu início, nesta quinta-feira (28), à Formação Continuada de Matrícula da Rede Estadual 2025, no Hotel Bahiamar, em Salvador. O evento, que reúne cerca de 120 técnicos e supervisores de matrícula, segue até esta sexta-feira (29) com o objetivo de apresentar uma visão ampla dos processos envolvidos na matrícula escolar, antes e durante o período oficial, além de capacitar os participantes sobre os procedimentos e rotinas essenciais para apoiar as unidades escolares da rede estadual.

A chefe de gabinete da SEC, Luciana Menezes, que representou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, destacou a importância do encontro. ”Estou muito feliz em estar aqui hoje. Sem a nossa equipe de matrícula, a gente não vai para lugar nenhum e os nossos estudantes também não. Precisamos garantir a matrícula para que os alunos continuem na rede e tenham acesso a todos os programas sociais que a gente desenvolve e a formação irá nos ajudar a cumprir esta tarefa. Eu conheço muito bem esse trabalho. Colocamos nosso sangue pelos alunos e pela nossa rede, durante esse processo".

Durante o evento, foram abordados temas fundamentais como Busca Ativa Escolar, Censo Escolar da Educação Básica e sua relação com a matrícula, Educação Especial, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e transição do ano letivo, entre outros.

Para a supervisora de matrícula da SEC, Noélia Marcelina Félix, a formação representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. "Eu já atuo como supervisora de matrícula há 24 anos. A formação que está acontecendo aqui, hoje, é mais um diálogo para que a gente se intere ainda mais do processo de matrículas, entendendo ainda mais as demandas que vêm para nós, supervisores. Nesse encontro, iremos reforçar o entendimento de que  precisamos, cada vez mais, estreitar esse laços com a comunidade, com os pais e, principalmente, com os estudantes. A gente, como supervisor de matrícula, precisamos estar lá na ponta ajudando a escola, nesse momento que é tão importante para a nossa rede".

A técnica administrativa do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe (NTE 15), Mislane Santana, também ressaltou o impacto positivo da formação em seu trabalho. "Esses encontros são de grande importância para nós, supervisores de matrícula dos territórios de identidade. Nós sempre fortalecemos o diálogo e a parceria junto ao órgão central e aqui nós temos momentos de muito aprendizado e de tirar as dúvidas, junto com a nossa coordenação. Eu espero que nesses dois dias tudo seja muito esclarecido e que nossa matrícula seja de muito sucesso, junto às nossas unidades escolares".

 

Notícias Relacionadas