Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego

 

 O QUE É O PROJETO 1º EMPREGO?

 É uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado para  inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mundo do trabalho, além de estimular  uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados.

 

COMO ATUALIZAR OS DADOS CADASTRAIS?

Para que os estudantes e egressos sejam contatados, em caso de seleção, é importante que estejam com seus dados cadastrais atualizados no banco de dados da Secretaria Estadual da Educação. Esta atualização cadastral é um passo extremamente importante e pode ser feita pela Internet ou ainda na unidade escolar em que  o estudante está  matriculado ou que concluiu seu curso. 

Clique aqui para fazer a sua atualização cadastral

 

 

 

 QUEM SÃO OS BENEFICIADOS?

 Estudantes da Educação Profissional Estadual que já fizeram 40% do curso (estágio e aprendizagem) ou que que concluíram os cursos técnicos de nível médio a partir de 2015 e adolescentes qualificados por programas governamentais executados pelo  Estado da Bahia. Os estudantes devem manter os dados atualizados no SGE (Sistema de Gestão  Escolar), principalmente telefone, e-mail e endereço, para que sejam encontrados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

>> Projeto Primeiro Emprego oferece qualificação a nove mil jovens

 

 

 

 

 >> Estudantes de Feira de Santana atualizam dados para Primeiro Emprego

 
 
 
Perguntas frequentes
 

Porque o Governo do Estado está fazendo a atualização dos dados dos estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional?

Para possibilitar, no caso da existência de vaga, o acesso ao beneficiário ao Projeto 1º Emprego (PPE). A atualização de dados é justamente para que o Governo do Estado possa localizar e comunicar com rapidez aqueles estudantes e egressos aptos às vagas ofertadas.

Como o estudante pode fazer a atualização de dados?

Para fazer a atualização de dados, basta acessar o link do Sistema Informatizado de Gestão do Projeto 1º Emprego (SIGPE), fazer seu cadastro de acesso, verificar os dados existentes e atualizá-los, se necessário. O estudante também poderá fazer a atualização na sua unidade escolar.

O que fazer se meu nome não estiver no Sistema SIGPE?

Caso seu nome não esteja no Sistema SIGPE, isto significa que não está no Banco de Dados de beneficiários do projeto, elaborado pela Secretaria da Educação. Você deve:

a) Procurar a Direção da sua unidade escolar e/ou o Núcleo Territorial de Educação (NTE) e informar o ocorrido, solicitando a correção no Sistema de Gestão Escolar (SGE). Após o prazo estabelecido, voltar a acessar o SIGPE para verificar se foi solucionado o problema e se os dados estão atualizados;

b) Enviar informe sobre sua situação para o email primeiroemprego@governadoria.ba.gov.br

O que é o Projeto 1º Emprego?

O Projeto 1º Emprego é uma iniciativa do Governo do Estado que propicia maior inserção dos técnicos formados pela Rede Pública Estadual no mundo do trabalho, por meio da experiência profissional, ao tempo em que estimula os estudantes a melhorarem seu desempenho escolar, justamente por priorizar aqueles com melhores resultados. As oportunidades são localizadas em secretarias e órgãos do Governo Estadual, além de empresas privadas e do terceiro setor.

Qual o público-alvo do Projeto?

Podem participar estudantes ativos da Rede Estadual de Educação Profissional com, no mínimo, 40% do curso concluído e egressos a partir de 2015. O egresso deverá ter todas as disciplinas do curso concluídas com aprovação e o estágio curricular finalizado com aprovação, ou seja, relatório entregue, avaliado e nota lançada no Sistema de Gestão Escolar (SGE).

Qual o critério da seleção?

Um ranking de rendimento escolar foi elaborado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e reunirá uma média de todas as notas obtidas pelo aluno durante o curso. Portanto, serão priorizados aqueles com melhor desempenho nas atividades escolares.

Onde os estudantes e egressos poderão trabalhar?

A oportunidade pode surgir em secretarias e órgãos do Governo Estadual, além de empresas privadas e do terceiro setor, esta última em atividades de assistência à agricultura familiar, sempre em funções vinculadas ao seu perfil de formação técnica.

Como faço para participar do Projeto?

O ingresso no Primeiro Emprego é feito de forma automática. A Secretaria da Educação mantém banco de dados com todos os estudantes que fazem parte do público-alvo do Projeto.

Como saberei se fui selecionado?

A convocação será feita pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte, por meio de telefonemas, e-mails, cartas enviada pelos Correios, com aviso de recebimento direcionado ao beneficiário, e publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Esses instrumentos têm como objetivo dar a maior rapidez e transparência possível ao processo.

Como faço para me matricular em um curso técnico de nível médio?

As formas de acesso e mais informações sobre a Educação Profissional estão disponíveis no site da Secretaria da Educação do Estado.
 

 
Para fazer a atualização cadastral, basta acessar o site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, clicar no banner da atualização cadastral e preencher o questionário. O estudante também pode fazer a atualização na sua unidade escolar. 
 
O que é o projeto?
 
O projeto 1º Emprego é uma iniciativa do Governo Estadual que propicia maior inserção dos técnicos formados pela rede pública estadual no mundo do trabalho, ao tempo em que estimula os estudantes a melhorar seu desempenho escolar, justamente por priorizar aqueles com melhores resultados. As oportunidades de empregos são em secretarias e órgãos do governo estadual (como jovem aprendiz), além de empresas privadas e do terceiro setor.
 
Qual o público-alvo do projeto?
 
Podem participar estudantes ativos da Rede Estadual de Educação Profissional com, no mínimo, 40% do curso concluído e egressos a partir do ano de 2015.
 
Qual o critério da seleção?
 
Um ranking de rendimento escolar foi elaborado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e reunirá uma média de todas as notas obtidas pelo aluno durante o curso. Portanto, serão priorizados aqueles com melhor desempenho nas atividades escolares.
 
Onde os estudantes poderão trabalhar?
 
A oportunidade pode surgir em secretarias e órgãos do governo estadual (como jovem aprendiz), além de empresas privadas e do terceiro setor, esta última em atividades de assistência à agricultura familiar, coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. As vagas para o setor público serão, no primeiro momento, para as áreas de Saúde, Educação e na Polícia Militar (atividades administrativas) sempre em funções vinculadas à seu perfil de formação técnica.
 
Como faço para participar do projeto?
 
O ingresso no Primeiro Emprego é feito de forma automática. A Secretaria da Educação mapeia todos os estudantes que fazem parte do público-alvo do projeto.
 
Como saberei se fui selecionado?
 
A convocação será feita por meio de carta enviada pelos Correios, com aviso de recebimento direcionado ao beneficiário, telefonemas, emails e publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Esses instrumentos têm como objetivo dar a maior rapidez e transparência possível ao processo.
 
Como faço para me inscrever em um curso técnico de nível médio?
 
As formas de acesso e mais informações sobre a Educação Profissional estão disponíveis no site da Secretaria da Educação do Estado.

Notícias Relacionadas