Prazos de inscrições para o Pronatec Mulheres Mil termina nos próximos dias

Foto ilustrativa: Fernando Vivas/GOVBA

As inscrições para os cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Mulheres Mil terminam neste domingo (26). As candidatas interessadas em concorrer podem se inscrever, de forma gratuita, no Portal da Educação, através do link https://estudantes.educacao.ba.gov.br/node/46229. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com o objetivo de promover o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade ao mundo do trabalho. São 350 vagas, distribuídas em seis cursos gratuitos, para a matrícula de estudantes. Os cursos, com duração média de quatro meses, começarão em 8 de julho.

Política estruturante da Educação Profissional e Tecnológica da Bahia, o Pronatec Mulheres Mil representa o compromisso do Governo da Bahia em promover, por meio do processo socioeducativo emancipatório, condições dignas de vida para todas as mulheres, sejam elas cisgênero, transgênero ou travesti. Para esta seleção, estão sendo ofertadas vagas para os cursos de Artesã de Biojóias, Artesã de Bordado à Mão, Manicure e Pedicure, Maquiagem, Microempreendedora Individual (MEI) e Salgadeira.

Apenas uma inscrição por candidata será aceita. Para ter direito à vaga, as candidatas devem se autodeclarar do gênero feminino (cisgênero, transgênero ou travesti), ter idade mínima de 16 anos, residir na Bahia, se declarar integrante de família de baixa renda (renda per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos) e possuir CPF.

A listagem das classificadas no sorteio eletrônico será divulgada em 27 de maio, no Portal da SEC. As estudantes contempladas devem enviar, entre 28 e 31 de maio, documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar, comprovante bancário e autodeclarações, conforme os requisitos do edital, para o e-mail mulheresmil-estudante@enova.educacao.ba.gov.br. A falta de documentos ou de comprovações resultará na exclusão da candidata.

Seleção para professoras – O Pronatec Mulheres Mil também está ofertando 52 vagas para a contratação de professoras que atuarão no programa. As docentes classificadas irão atuar nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Pronatec. Para se candidatar, é necessário cumprir alguns requisitos, como ser servidora pública efetiva ou contratada pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda); ser do gênero feminino (cisgênero, transgênero ou travesti); residir na Bahia; e ser técnica de nível médio, graduada ou licenciada na área em que ministrará as aulas. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até segunda-feira (27), bastando preencher o formulário disponibilizado junto com o Edital do Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br) e enviar a documentação para o e-mail mulheresmil@enova.educacao.ba.gov.br. Os documentos necessários incluem, ainda, o de identificação, comprovante de endereço, certidões negativas, declarações de disponibilidade e acúmulo de cargo, currículo, histórico funcional, diploma de graduação e certificados de cursos.