Arraiá da Sustentabilidade nas Escolas celebra a cultura nordestina e ações sustentáveis

Fotos: divulgação
O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e com apoio da Secretaria da Cultura, está promovendo o Arraiá da Sustentabilidade nas Escolas. A ação acontece durante toda esta semana, na rede estadual de ensino, com o objetivo de integrar a cultura nordestina e o desenvolvimento sustentável com as atividades pedagógicas. O encerramento será nesta sexta-feira (21), com os festejos que marcarão o final do primeiro semestre letivo.

Em Riachão do Jacuípe, no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe II João Campos, 623 estudantes estão participando do projeto junino "Cantando e contando o Nordeste: uma viagem em seus ritmos e tradições". A atividade tem como objetivo promover a formação integral e emancipatória dos alunos, conectando a cultura regional com práticas sustentáveis. A programação inclui desfile de Bumba meu Boi, quadrilhas, sorteio de balaio e apresentações de cordel, xaxado, baião, além de atrações externas como a dupla Buy e Deraldo.

Maria Hellena de Castro da Paz, 16 anos, estudante do 2º ano da unidade escolar, ressalta sua alegria de fazer parte desse projeto. “A nossa festa está sendo maravilhosa e muito enriquecedora. É um momento de alegria que merecia uma boa homenagem, assim como foi prestada. Este ano, utilizamos materiais reciclados do ano anterior para a decoração da nossa festa e a maioria será guardada para serem reutilizadas nos anos seguintes. Com caixas de papelões e alguns outros materiais, nós conseguimos trazer a cultura ainda mais bonita e sustentável”.

Já em Senhor do Bonfim, o Instituto Psicopedagógico de Bonfim (IPB) realizou o São João da Sustentabilidade, reunindo 164 estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis. Os festejos contaram com apresentações musicais, quadrilhas e decoração feita com materiais reciclados, promovendo a conscientização ambiental. Felipe Daniel Chagas Bonfim, estudante da unidade, destacou: "A festa da nossa escola foi muito bem elaborada e produtiva, muito boa mesmo. O projeto, deste ano, teve a sustentabilidade como o centro. Usamos garrafas PET para fazer lembrancinhas e luminárias, além de outros materiais para ornamentar a escola."

O Arraiá da Sustentabilidade continua até o final desta semana, promovendo a integração entre cultura, educação e práticas sustentáveis, oportunidade valiosa para os estudantes e a comunidade escolar se envolverem com a valorização de suas raízes culturais e a conscientização ambiental.

Confira a programação em outras unidades

19 de junho:

Jaguarquara: Forropio do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII.

Itororó: Arraiá da Sustentabilidade no Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia.

Itambé: Gincana Junina e Festa no Colégio Estadual de Tempo Integral de Itambé.

Santa Luz: Arraiá da Sustentabilidade no Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire.

Firmino Alves: Arraiá da Sustentabilidade no Centro Educacional Monteiro Lobato.

20 de junho:

Salvador: Arraiá da Sustentabilidade no Colégio Estadual Ruben Dário.

Santa Cruz da Vitória: Arraiá da Sustentabilidade no Colégio Estadual John Kennedy.

Serrinha: Festa junina com o tema da sustentabilidade e Maratona do Conhecimento, no Colégio Estadual do Campo Hamilton Rios de Araújo.