CEE em Movimento’, em Vitória da Conquista debate sobre educação antirracista e inclusiva

Fotos: ASCOM/CEE
Comunidades escolar e acadêmica lotam o auditório do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, no primeiro dia de atividades do ‘CEE em Movimento: Pensando a Educação em cada Pedacinho da Bahia’, em Vitória da Conquista. Os debates que mobilizaram cerca de 300 participantes, entre professores, coordenadores pedagógicos, conselheiros municipais de educação e equipe do Núcleo Territorial de Educação (NTE-20), foram finalizados nesta terça-feira, 18 de junho, com a participação dos estudantes e da coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que está em processo de renovação de reconhecimento tramitando no Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA).

Com o objetivo de descentralizar as atividades e de fortalecer a educação no Estado, assegurando a participação equitativa nas decisões educacionais, o CEE promoveu dois dias de debates, 17 e 18 de junho, focados na nova resolução antirracista, abordando medidas estabelecidas pelo Conselho para combater o racismo no ambiente educacional e promover a igualdade racial em todo o sistema estadual de ensino da Bahia; na educação especial inclusiva, com práticas e políticas para assegurar a inclusão, alicerçadas nas leis e nas resoluções do CEE; e na regularização de vida escolar, esclarecendo dúvidas acerca da classificação e reclassificação de estudantes. Especificamente em Vitória da Conquista, o público acompanhou o debate sobre a interiorização do ensino superior na Bahia, com as explanações das ricas histórias de possibilidades proporcionadas pelo fortalecimento das universidades do interior, pelos reitores Waldenor Pereira (Uesb, 1994-2002) e Paulo Gabriel Nacif (UFRB, 2006-2015).

Para o presidente do CEE-BA, Roberto Gondim, as expectativas foram superadas com o amplo debate promovido no município de Vitória da Conquista, nesta segunda edição do ‘CEE em Movimento’, para a construção de um sistema educacional inclusivo e equitativo e de uma sociedade mais justa. “O balanço desta edição é positivo pela grande interação estabelecida com a comunidade, que dá a esta medida do que queremos com o ‘CEE em Movimento’. Nós sempre tivemos a convicção que não vamos a todos os pedacinhos da Bahia, verdadeiramente, ensinar às pessoas. Nós queremos aprender e captar, a partir da realidade territorial e local, para que nossas produções se aproximem cada vez mais da necessidade educacional do nosso povo”, avaliou o presidente Gondim.

No segundo dia, durante a sessão da Câmara de Educação Superior, o pró-reitor Luiz Otávio de Magalhães e a professora Carmem Carvalho da Uesb contextualizaram os conselheiros e conselheiras acerca do pleito do curso de jornalismo, no que diz respeito à mudança de nomenclatura e de grade curricular do curso de comunicação social com habilitação em Jornalismo para Jornalismo. “Nosso compromisso é formar profissionais que contribuam para fazer um jornalismo de qualidade. O curso de comunicação social foi extinto e existe a necessidade de reconhecimento do novo curso de Jornalismo, pois os nossos jornalistas precisam dos diplomas, atendendo uma necessidade urgente desses estudantes no mercado de trabalho”, disse a coordenadora do curso, professora Carmem.

Após os esclarecimentos, o processo segue os trâmites para composição de comissão de verificação in loco e, posteriormente, análise, relato e aprovação na Câmara e no Conselho Pleno. Nas Sessões das Câmaras e Comissões do CEE foram aprovados 16 processos. Foram realizados atendimentos da equipe técnica a escolas particulares e orientação da equipe do NTE-20 acerca dos processos do CEE que ingressam pelo Núcleo.