Estudantes do Centro Juvenil são homenageados na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

Fotos: divulgação

Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura receberam, nesta sexta-feira (22/9), na Câmara de Vereadores de Vitória Conquista, uma bela homenagem pelo reconhecimento dos projetos desenvolvidos na unidade. Por meio de uma Moção de Aplauso, os alunos ganharam reconhecimento pelos projetos de Robótica Educacional e Choices, que ganharam destaque durante a 69ª Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Belo Horizonte (MG), onde receberam Menção Honrosa do evento.

O estudante Robson Oliveira, 17, 8ª série, do Colégio Estadual Rafael Spínola Neto e da oficina de Robótica do Centro Juvenil, falou da importância da homenagem. “Fico muito feliz por estarmos ganhando essa Moção em nossa cidade. Isso nos incentiva muito a continuar e serve de exemplo para outros colegas que tenham interesse em participar das oficinas do CJCC a desenvolverem projetos que ajudem, não apenas em nosso aprendizado, mas também tenham uma identificação com nossos interesses”, ressaltou.

Também empolgado, o estudante Luís Jonas Borges, 17, do Instituto de Educação Euclides Dantas e um dos responsáveis pelo projeto Choices, destacou que “o reconhecimento é muito legal, pois mostra que estamos seguindo o caminho certo. Estamos muito orgulhosos de conquistar mais essa vitória que tem muito da dedicação também dos nossos professores”, afirmou.

Segundo Iuri Rubim, coordenador estadual dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, “o CJCC tem este papel de fomentar um maior interesse por parte dos alunos para a Educação, dando oportunidades para que eles produzam conhecimento. A ideia são que essas honrarias atraiam ainda mais novos estudantes para as nossas oficinas”, salientou.

>> Leia também: Centros Juvenis de Ciência e Cultura tiveram extensa programação no #TransformaÊ

Projetos honrados
Choices é um jogo interdisciplinar de cartas digitais sobre hábitos alimentares saudáveis, que proporciona uma ação educativa capaz de despertar nos estudantes a consciência para o cuidado com a saúde, levando-se em conta que mais de 30% dos adolescentes brasileiros estão obesos ou com sobrepeso, fruto da má alimentação e do sedentarismo.

Já o projeto de Robótica Educacional oferece a possibilidade de realização, por exemplo, de uma programação com a placa de arduíno (plataforma de hardware e software, criada para auxiliar no ensino de eletrônica), visando ampliar o acesso de jovens a novas experiências educativas. O foco é o estudo do aplicativo da Robótica para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade.