Centros Juvenis de Ciência e Cultura tiveram extensa programação no #TransformaÊ

Palavras-chave:
Fotos: divulgação


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A segunda edição da virada cultural da rede estadual de educação movimentou as escolas em todo estado. Entre as unidades de ensino que participaram do #Transformaê, que foi realizado na quinta-feira (21), estão os Centros Juvenis de Ciência e Cultura - CJCC, que abriram as portas para a comunidade participar das atividades artísticas, esportivas, oficinas culturais e apresentações de projetos no âmbito da tecnologia e inovação, oferecendo uma nova maneira de aprender e trocas de conhecimento e experiências.

No CJCC de Salvador, localizado no bairro Nazaré, a atividade foi integrada com o Colégio Central e o Centro Noturno de Educação da Bahia – CENEB Junot Silveira. Os estudantes e convidados puderam participar, entre outras atividades, das oficinas FotoStudio, produção de armaduras de papel e dos campeonatos ‘Just Dance’ e de foguetes, além das visitas ao simulador de voo. “Trouxemos o grupo Pé Descalços, que recitou poesias e realizou uma roda de conversa. Tivemos também a participação da família, e uma mãe de estudante realizou oficina de artesanatos”, conta o diretor Alcides Magalhães.

Anatália Patrocínio, 19, estudante do 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Central, participou do dia especial no CJCC, onde já frequenta as oficinas de Games e Metareciclagem. “Está muito divertido aqui. Há uma troca de experiências e de conhecimento muito boa e sem aquela coisa séria do dia a dia. Frequento a oficina de games e sou apaixonada pela área. Quero ser uma profissional, então sempre faço cursos, oficinas e pesquiso sobre esse universo”, declara.

Oficinas de astronomia, robótica, reciclagem, linguagem teatral, light painting e experimentos científicos foram algumas das atividades que movimentaram o CJCC de Itabuna, durante o #Transformaê. “Abrimos as portas do CJCC para todos. Recebemos os estudantes de unidades municipais da região e do Complexo Integrado de Educação de Itabuna. Todos estão aprovando nossa iniciativa e aproveitando ativamente as oficinas e brincadeiras”, comemorou o vice-diretor José Júnior. Mostra de vídeos, exposição de materiais recicláveis produzidos por alunos e palestra, com a participação da comunidade, encerraram a noite da unidade.

>> Clique aqui para ver todas as fotos
>> Leia também:
Estudantes do Centro Juvenil são homenageados na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

A virada cultural no CJCC de Vitória da Conquista (a 509Km de Salvador), na região Sudoeste, também foi de premiações. Os estudantes que desenvolveram e apresentaram os projetos Robótica Educacional e Choices receberam certificados pelas participações na Olimpíada Brasileira de Robótica, que aconteceu durante a Campus Party Salvador, e pela Menção Honrosa da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) 2017. “Estamos muito felizes porque nosso trabalho está sendo reconhecido e gerando resultados positivos. Queremos muito, com esse projeto, ajudar as pessoas”, comemora Luis Borges, um dos criadores do ‘Choice’ - um jogo digital sobre hábitos alimentares saudáveis e a importância da prática de atividade física na adolescência.      

As atividades no CJCC de Vitória da Conquista começaram as 9h da manhã com demonstrações interativas de experimentos, games digitais e seção de curtas. Os visitantes também puderam apreciar as exposições de fotografias e histórias em quadrinhos e assistir o concurso de cosplay e apresentações de música e dança.

                             
 


 

Notícias Relacionadas