Aulão virtual do projeto ENEM 100% foca nos conteúdos mais recorrentes de Química no exame

Palavras-chave:

Os estudantes da rede estadual que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) assistiram, nesta terça-feira (17), a mais um aulão virtual do projeto ENEM 100%. O conteúdo, desta vez, foi de Química, com o professor da rede estadual, Paulo Castro. Promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com transmissão ao vivo pela página do YouTube "Educação Bahia", a iniciativa tem como objetivo auxiliar os candidatos na preparação para o exame, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

Radioatividade, Cinética Química, Estudo dos Gases, Termoquímica e Cadeias Carbônicas – assuntos que são recorrentes na prova de Química do ENEM – foram abordados pelo professor Paulo Castro. Ele destacou outros conteúdos que caem com frequência no exame, a exemplo de Ligações Químicas, Compostos Orgânicos, Eletroquímica, Termoquímica, Isometria, Reações Inorgânicas e Polímeros, entre outros. “O ENEM 100% é uma excelente oportunidade para os estudantes da rede estadual que estão buscando conquistar uma vaga no Ensino Superior, porque as aulas trazem dicas e informações importantes relacionadas ao exame. Parabenizo à Secretaria da Educação pela iniciativa”, disse.

Aspirante à uma vaga nos cursos de Medicina ou de Agronomia, o estudante Pedro Henrique Souza Oliveira, 17, 3º ano do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Grande, no município de Barreiras, compartilha da opinião de que o ENEM 100% é uma ferramenta importante de acesso à universidade para os estudantes que não têm recursos para bancar um cursinho particular preparatório para o exame. “É uma ótima iniciativa da SEC para oportunizar a comunidade estudantil da rede estadual a ingressar no Ensino Superior, que é o sonho da grande maioria”, disse Pedro, que é membro do Colegiado Escolar e líder de classe.

Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta de estudos oferecida pela SEC é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia: (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA. Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas