Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes atletas baianos já conquistaram 23 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros, em Recife
Estudantes atletas baianos já conquistaram 23 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros, em Recife
Publicado em ter, 01/10/2024 - 16:53 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Foto: divulgação
Ao todo, a Bahia está sendo representada por 250 pessoas, sendo 188 competidores de 12 a 14 anos e demais entre dirigentes, fisioterapeutas, psicólogos e jornalistas. No momento, o terceiro grupo desta segunda etapa – composto por 85 pessoas, entre estudantes atletas e comissão técnica – está disputando as provas nas modalidades individuais de xadrez, badminton vôlei de praia e nas coletivas de basquete e futsal. Todo o transporte aéreo e o uniforme de viagem da delegação foram garantidos pelo Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com execução da Federação Baiana de Esporte Escolar.
Integrante do grupo de handebol do Colégio Estadual Rotary Clube, no município de Juazeiro, Caiã Araújo, 14 anos, 9º ano, revela que participar do JEBs, em Recife, foi um acontecimento marcante. “Participei dos jogos escolares do ano passado e, com isso, vou ganhando experiência no esporte que eu prático e enfrentando os melhores atletas de cada Estado, e isso é gratificante para mim. O JEBs tem um significado grande na minha vida pessoal porque, além de conhecer uma cidade nova, tenho a oportunidade de viajar de avião, ficar em hotéis. Recomendo muito os alunos de 12 a 14 anos praticarem esportes para chegarem no JEBs”. Dandara Luisa, 14 anos, 7º ano no Colégio Estadual Hildete Lomanto, em Salvador, que disputou arremesso de peso, conta também que foi a vivência mais interessante de sua vida escolar. “Amei participar dos jogos escolares, em Recife. Foi uma experiência incrível”.
Atletas x medalhas – Logo no primeiro dia da competição, que teve início no dia 21 de setembro, os judocas baianos Davi Alcântara, Thayla Gomes e Anna Lethicia Duarte conquistaram, respectivamente, Ouro, Prata e Bronze. Thayla, de Jequié, na série prata; Davi, de Castro Alves, e Anna, de Juazeiro, ambos na série bronze. A modalidade garantiu um total de oito medalhas para a Bahia. No lugar mais alto do pódio, o Estado teve mais quatro representantes: a judoca Mariana Ferreira, 13 anos, aluna da Escola Municipal Antônio Carlos Souto de Laje, foi Ouro na série prata. Também no judô, Mila Oliveira, na categoria – 44kg, e Matheus da Costa, na + 64kg, premiaram na série bronze do JEBs. No taekwondo, Luís Felipe Vargas, 12 anos, de Dias D’Ávila, foi o primeiro lugar na série prata.
Foto: divulgação
Com a medalha prata, tivemos também a carateca Maria Taciane de Assis, no kumitê, série ouro, a principal da competição. “O sentimento é de muita felicidade e gratidão, pois nós atletas sabemos o quanto a gente se esforça pra chegar até aqui, e pra mim, isso já é uma vitória imensa. Eu sei o quanto foi difícil e o quanto eu lutei para estar aqui”, disse a atleta. Na mesma série e modalidade, Lyoto Lima de Pojuca foi Bronze no kata. Com o segundo lugar e na série bronze, ficaram Graziely Costa, da cidade de Remanso, no lançamento de disco; as laurofreitenses Gabriela Nery e Ana Julia Muniz, respectivamente, do tênis de mesa e judô; além das representantes do taekwondo, Isabela Souza, de Nova Canaã, e Yasmin Stephanie Lima, de Ilhéus.
Os representantes baianos de wrestling conquistaram seis medalhas de bronze: Davi Leite (-75kg ) na série ouro; João Lucas Ferreira (-44kg), de Lençóis e Leonardo Tamanini (-62) de Lauro de Freitas na série prata; e Ana Beatriz Aguiar (-39kg), Alexia Auster (-62kg) e Lucas Felpe Lima (-85kg) na série bronze. O atletismo, judô e taekwondo também conquistaram o terceiro lugar na série bronze: Sophia Araújo, de Juazeiro, no salto em altura; o judoca Pedro Barbosa, de Cruz das Almas, na categoria – 44 kg; e Davi de Souza (-53kg), de Nova Canaã.
Fonte: Ascom/Sudesb, com colaboração da Ascom/SEC
Notícias Relacionadas
-
Encontro formativo Assédio Zero chega a Serrinha
-
Estudantes de Salvador e Ribeira do Pombal são premiados na Fenecit 2024, em Recife
-
Secretaria lança edital para seleção interna de educadores
-
Governo da Bahia potencializa investimentos na carreira do magistério público estadual
-
Exposição de Arte e Cultura do Vale do Jiquiriçá destaca protagonismo estudantil, em Amargosa
-
SNCT une biomas, povos originários e comunidades tradicionais
-
Campanha “Cadê minha Boneca Preta?” promove representatividade e combate ao racismo