Ampliação do acesso à educação e a direitos sociais para população em situação de rua é tema na SEC

Fotos: Amanda Chung

Nesta sexta-feira (14), a sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC) foi sede de uma importante reunião para ampliar o acesso à educação e aos direitos sociais para a população em situação de rua na Bahia. A secretária da Educação, Rowenna Brito, recebeu o gestor estadual da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e representantes dos movimentos sociais e da Defensoria Pública. O objetivo central do encontro foi discutir estratégias educacionais e de profissionalização específicas para esse público, de forma a integrá-las com as políticas de assistência social já existentes.

A reunião abordou a urgência de ações coordenadas para superar os desafios enfrentados pela população vulnerável. Entre as estratégias discutidas, destacou-se o desenvolvimento de programas de formação profissional adaptados às exigências do mercado de trabalho, bem como o fortalecimento das redes de apoio social. “É importante esse processo de articulação entre as áreas do governo para alinhar com outras políticas públicas de assistência, criando um sistema integrado que possa, efetivamente, atender às demandas desse segmento da sociedade”, ressaltou a secretária da Educação.

Ficou evidente o compromisso das instituições presentes em unir esforços para garantir o acesso à educação e aos direitos sociais a todos os cidadãos. A colaboração entre secretarias, movimentos sociais e Defensoria Pública é essencial para o sucesso das iniciativas. "As ações educacionais para a população em situação de rua na Bahia devem estar conectadas com políticas públicas que reconheçam e respondam às suas complexas realidades," afirmou o secretário Felipe Freitas.

"A reunião foi bastante frutífera, além do que esperávamos," comemorou a coordenadora do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR – BA), Suely Sobral Oliveira. E explicou: “Desde o ano passado, iniciamos um projeto com moradores em situação de rua, que passaram a integrar o Universidade Para Todos (UPT), programa de pré-vestibular gratuito oferecido pela SEC aos alunos da rede estadual de ensino. Estamos na expectativa com relação aos novos encaminhamentos”, concluiu.