Videoconferência reforça a preparação de estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio

Estudantes da rede estadual participaram, nesta sexta-feira (22/8), da videoconferência De Olho no Enem. O evento, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, e foi retransmitido para as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc). A videoconferência tratou de temas como oferta de vagas no ensino superior, o Ambiente Educacional Web, e dicas de estudos, mobilizando estudantes da rede que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 8 e 9 de novembro.

Além das videoconferências, a Secretaria da Educação publicou a página De Olho no Enem, com conteúdos exclusivos para auxiliar os estudantes na preparação para o Enem. São mais de três mil con­teúdos di­gi­tais edu­ca­ci­o­nais, aulas de re­visão, ca­dernos de es­tudo, vi­deos, jogos, ani­ma­ções, sites de te­má­ticas trans­ver­sais e o si­mu­lado Ge­ekie.

“Todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação visa garantir o direito de vocês, estudantes, de aprender. Vocês têm que responder às questões do Enem e, para isso, é preciso estudar. Cabe, também, a cada um, ter uma postura proativa frente aos estudos. Vocês são talentosos, mas sempre é necessário estudar muito”, afirmou a diretora-geral do IAT, Irene Cazorla, durante a videconferência.

Videoconferências De Olho no Enem

Em cada videoconferência, haverá um grupo de professores de diferentes eixos curriculares organizados por áreas do conhecimento. Os próximos encontros vão apresentar aulas temáticas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. “Os estudantes devem voltar o seu olhar para o desenvolvimento e o fortalecimento dos conteúdos para realizarem boas provas. Além disso, analisar os cursos de graduação das universidades públicas é fundamental para compreender os caminhos que podem levar à realização do sonho do curso superior”, disse Valuza Saraiva, coordenadora do Projeto Pacto Ensino Médio, projeto da Secretaria da Educação que valoriza a formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos, contribuindo para uma melhor qualidade do ensino no ensino médio.

A superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Eni Bastos, também esteve presente e chamou a atenção da plateia estudantil para a importância da dedicação como forma de garantir o sucesso profissional. “O Enem ocupa, cada vez mais, espaço entre os processos seletivos para o acesso às universidades. O estudante da rede tem que se preparar para ocupar a metade das vagas das universidades públicas, que são suas por direito conquistado. É importante que todos garantam a presença nos dias das provas”, disse.

A estudante Ana Caroline das Neves, aluna do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira e mestre de cerimônia da videoconferência, destacou que a atividade é um estímulo para quem vai realizar as provas. “O encontro traz uma dinâmica interessante porque fala de todos os temas que vão ser abordados no Enem de uma forma descontraída, direta e focada, o que, para nós, estudantes, é muito importante já que o conteúdo é extenso”, avaliou.

De olho no Enem – As vi­de­o­con­fe­rências De Olho no Enem são re­sul­tados da ar­ti­cu­lação dos pro­jetos es­tru­tu­rantes En­sino Médio com In­ter­me­di­ação Tec­no­ló­gica (EMITec), Ci­ên­cias na Es­cola, Gestar e Pacto Ensino Médio, desenvolvidos pela Secretaria.