V Encontro do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer reúne estudantes da rede estadual em Ilhéus

Mais de 500 estudantes da rede estadual estiveram reunidos em Ilhéus para participar do V Encontro do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer da Rede Estadual de Educação Profissional, que teve como tema "O Turismo na História de Ilhéus". O encontro, que chegou ao fim na quinta-feira (25/9), oportunizou o intercâmbio entre estudantes e profissionais experientes do mundo do trabalho, além de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a relevância do turismo, especificamente da cidade de Ilhéus e do Território de Identidade Litoral Sul, do ponto de vista social, econômico e ambiental.

Os anfritões do evento, estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Ceep), recepcionaram colegas oriundos de diferentes cursos, centros e unidades da rede, entre eles, cursos técnicos em Guia de Turismo e Hospedagem do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (Cetep), em Maraú, e do Ceep em Turismo do Centro Baiano Oliveira Maciel, em Seabra.

A programação envolveu palestras relacionadas a temas como o turismo e o desenvolvimento local de Ilhéus e a atuação profissional no mundo do trabalho. Houve, ainda, apresentações de música erudita com artistas da região, além de oficinas sobre os seguintes temas: Preparo de Mesas e Buffet, Artesanato, Preparo de Iogurte e Decorações, além dos minicursos: Guia de Turismo – o profissional e a profissão, Meios de Hospedagem em Ilhéus, Painel do Turista, Escultura em Frutas, Gastronomia e Técnicas de Corte e Aproveitamento de Alimentos, Escultura em Toalhas, Turismo Rural, Alimentos e Bebidas.

Projetos desenvolvidos pelos estudantes também foram destaques no evento. Vanderson Silva dos Santos, 20, estudante do curso técnico em Guia de Turismo, do Cetep do Litoral Sul, em Maraú, ressaltou a importância de aprender mais sobre o turismo na Bahia. “Trocamos várias ideias sobre a realidade do turismo no Recôncavo e na Chapada Diamantina, um intercâmbio muito proveitoso. Eu e outros colegas apresentamos o projeto Oportunidade de Negócios na Península de Maraú, que viabiliza a divulgação sobre os empreendimentos turísticos existentes, incentivando a ampliação dos negócios locais e atraindo novos investidores para a geração de mais emprego e renda para nosso Território”, disse.

As delegações também participaram de um city tour, visita guiada pelos estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar do Ceep em Logística, Transporte e Produção Industrial, quando puderam conhecer pontos históricos da cidade, como o Teatro Municipal de Ilhéus, a Casa de Jorge Amado, o Circuito de Memórias e o Balneário do Tororomba. “Ampliei minhas visões sobre turismo ao visitar uma cidade histórica que possui diferentes potenciais turísticos em comparação à minha cidade, Seabra, que fica na Chapada Diamantina”, disse Maria Clara, estudante do curso técnico em Hospedagem, do Ceep em Turismo do Centro Baiano Oliveira Maciel, em Seabra.

Notícias Relacionadas