Topa promove projeto Dia D de Atividade Física e Saúde

O programa Todos pela Alfabetização (Topa) promove, no município baiano de Barra do Choça, a terceira edição do projeto Dia D Atividade Física e Saúde na Terceira Idade. O evento, realizado em parceria com a prefeitura municipal de Barra do Choça, acontece no domingo (02/12), a partir das 8h, no Ginásio de Esporte do Município, com uma programação que inclui atividades físicas, apresentações culturais e serviço de saúde e de beleza.

O projeto Dia D Atividade Física e Saúde na Terceira Idade tem como objetivo resgatar o direito do idoso ao bem-estar biopsicossocial, tendo a atividade física como ação estimuladora e promotora de integração, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida dos idosos.

“Esse projeto, iniciado em 2010, se firma no calendário municipal como evento referência voltado para a saúde do idoso e tem sido essencial na promoção de políticas públicas voltadas para a terceira idade, bem como no resgate da autoestima, saúde e bem-estar dessa faixa etária”, afirma Ivanilton Brito Santos, gestor do Topa em Barra do Choça.

O projeto Dia D Atividade Física e Saúde na Terceira Idade, completa o gestor, representa a continuidade de um trabalho consolidado pelo programa de alfabetização de Barra do Choça através do programa Topa. “Além de tudo, as atividades estimulam a sociabilização e integração dos participantes”, diz.

Programação – Apresentação da capoeira do grupo Cras – Centro marca a abertura do evento, que segue com apresentações de jump e atividades físicas com professores da academia Nutriforma. No meio da manhã, será servido um café da manhã, seguido de apresentações culturais e sorteios.

Técnicos da Secretaria Municipal da Saúde vão prestar serviço de saúde e a Escola Técnica de Cabeleireiros El-Shaday fará atendimento de serviços de beleza. Depois do almoço, haverá o momento academia, encerrando o evento com todos integrados à atividade física como um benefício para a saúde, bem-estar e autoestima.

Topa – O Todos pela Alfabetização é um programa de fortalecimento da alfabetização como política pública de acesso à educação da população de jovens, adultos e idosos com mais de 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de frequentar a escola.

Maior programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos do País, considerado referência, o Topa alfabetizou mais de um milhão de pessoas em 322 municípios baianos desde 2007 – quando foi iniciado –, dentro da estratégia do Governo do Estado de garantir aos cidadãos o direito de aprender.

No último dia 13 de novembro, cerca de 400 representantes de movimentos sociais e sindical de todo o Estado participaram do IV Encontro Estadual Escuta Aberta do Todos pela Alfabetização (Topa) realizado em Salvador, com o objetivo de avaliar a quinta etapa do projeto, que alfabetizou 205 mil estudantes, e orientações para adesão à sexta etapa, cujas aulas estão previstas para serem iniciadas em abril de 2013.