Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação

Palavras-chave:

A Arena Fonte Nova, em Salvador, foi palco da premiação da 7ª edição do Concurso para Escritores Escolares, realizada no último dia do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação (19). Promovido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), o concurso celebrou o talento e a criatividade dos estudantes baianos.

Os textos premiados, que abordaram os processos de Independência do Brasil na Bahia, foram organizados em um e-book já disponível no site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé.

Rian Costa, estudante do Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, destaca que escreveu uma obra intitulada “Um brilho ao 2 de Julho”, que retrata "todo o brilho que a Bahia tem, o bom tempero, um lindo molejo, um povo que se mantém de pé e, acima de tudo, um estado de fé". Ele ainda incentiva os estudantes a participarem das próximas edições do concurso.

Fotos: ASCOM/ Fundação Pedro Calmon


Na cerimônia de premiação, os estudantes vencedores foram contemplados com um tablet e um kit com 10 livros, enquanto os professores premiados receberam um notebook e um kit de livros. As unidades escolares, por sua vez, foram agraciadas com um notebook e um acervo de 50 livros, destinados a fortalecer suas bibliotecas e incentivar a leitura no ambiente escolar.

O concurso reafirma seu compromisso de estimular a escrita e a leitura como práticas libertadoras, além de revelar novos talentos e fomentar a valorização da história na formação dos estudantes. "Essa iniciativa mostra como a literatura pode transformar vidas e contribuir para a construção de um futuro mais consciente e criativo", destacou Vladimir Pinheiro, diretor da Fundação Pedro Calmon.

"Como ex-aluna de escola pública, é emocionante participar de um momento como este, que celebra o talento e a criatividade dos nossos estudantes. O Concurso para Escritores Escolares não apenas premia, mas transforma vidas e abre portas para o futuro. Parabenizo cada aluno, professor e escola que tornaram isso possível. Vocês são o orgulho da Bahia e a prova do poder transformador da educação", destacou Nadjane Estrela, chefa de gabinete da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A professora Ivete Costa, do município de Carinhanha, do Colégio Estadual Velho Chico, destacou: "Nós desenvolvemos o projeto interdisciplinar O Brasil é Carinhanha: Memórias do Nosso Sertão, um trabalho que envolveu toda a nossa comunidade escolar e que vale muito a pena participar. Desenvolver esses trabalhos de escrita tem um grande impacto na nossa comunidade."

O Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, realizado entre os dias 17 e 19 de dezembro, reuniu mais de 5 mil estudantes e foi uma verdadeira celebração da arte, ciência e democracia, com foco na sustentabilidade e na valorização do protagonismo jovem.

Notícias Relacionadas