Semana de Dança na Alba revela talentos entre estudantes da rede estadual

Os estudantes da rede estadual de ensino participam, nesta terça (3) e quarta-feira (4), da 11ª edição da Semana da Dança 2024 - Com muita Força e Movimento, uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), que marca a comemoração do Dia do Bailarino, celebrado em 1° de setembro. Durante dois dias, os estudantes apresentarão suas criações coreográficas, pela manhã, entre às 9h e o meio-dia, e à tarde, entre às 14h e às 17h. No encerramento, na quinta-feira (5), haverá a a sessão especial "Política Pública para a Dança", no plenário da casa legislativa.

Fotos: Luiz Carrera
Para os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia, o acesso à arte e à cultura faz parte do dia a dia da escola, graças aos projetos estruturantes fomentados pela SEC, como explica a coordenadora de Programas e Projetos da Educação Básica da SEC, Djenane Silva dos Santos. “O que será apresentado aqui é fruto de investimento da Secretaria da Educação do Estado. Temos talentos dentro da escola pública, que são revelados graças a esses projetos artísticos. Esta ação, que mobiliza a Alba e as escolas, só reforça o quanto somos uma rede potente e acreditamos em nossos estudantes”, revela.

Além de promover o protagonismo estudantil com a apresentação de grupos de dança de 15 escolas estaduais, a proposta é fomentar a discussão sobre a cultura da dança e proporcionar, também, a interação entre os estudantes e os profissionais do mundo da dança que estarão presentes ao evento. Na manhã desta terça-feira, por exemplo, os jovens da Escola Anísio Teixeira - Classe VI e dos colégios estaduais Kleber Pacheco, Renan Baleeiro, Luís Rogério de Souza e Vila Canária mostraram seu talento através das criações coreográficas, resultado do trabalho desenvolvido em suas unidades de ensino.

Para o coreógrafo Iago Carvalho dos Santos, que é professor de dança pelo Programa Educa Mais Bahia, no Colégio Estadual Renan Baleeiro, em Salvador, o contato dos estudantes com a arte e a cultura, através da dança, favorece a sua formação como cidadãos. “Hoje, estamos trazendo a coreografia ‘Maré Mansa’, que trata do resgate da ancestralidade, por meio de movimentos que remetem à vida dos pescadores”, explica. A estudante do 3º ano da unidade de ensino, Alana dos Santos, 17 anos, sua parceira na coreografia, revela que, a partir das aulas, que acontecem às quintas e sextas-feiras, no contra turno, descobriu sua real vocação. “A dança faz parte de minha vida e vou seguir por esse caminho, depois que finalizar o Ensino Médio”.

Talento revelado - O jovem Josué Ferreira Conceição, 15 anos, é estudante da Escola Estadual Anísio Teixeira – Classe VI, no bairro da Caixa D´Água, onde há dois anos teve seu primeiro contato com a dança, através do Ballet Márcia Santos, que oferece aulas gratuitas aos estudantes de escolas públicas. Desde então, ele vem se destacando e se prepara para fazer, ainda este ano, um teste para a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, tradicional escola de balé existente na cidade de Joinville, em Santa Catarina. Fundada em 2000, a unidade é a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou e possui alunos de vários estados brasileiros e de outros países.

“A dança envolve Josué de uma forma tão intensa que ele vem superando uma série de problemas familiares e, hoje, consegue estudar melhor, pensar melhor e ter novas perspectivas de vida”, explica a dançarina Márcia Santos, revelando também que o aluno está se preparando para realizar um teste para o Ballet Bolshoi, que se interessou pela dança de Josué após assistir a um vídeo da sua performance. Seu aprendiz, entre pequenos saltos e piruetas, agradece a oportunidade da melhor forma que conhece. “O que não consigo falar, me expresso pela dança”.