Semana de Ciência e Tecnologia reúne jovens cientistas

Estudantes de 65 escolas públicas do estado estão em Salvador para apresentar o resultado de trabalhos desenvolvidos durante este ano na área de Ciência e Tecnologia. A exposição, que vai até o próximo dia 23, faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e é realizada no estacionamento E do Shopping Iguatemi.

Com o tema ‘Desafios do planeta, mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos’, a exposição apreenta trabalhos que buscam melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo a sustentabilidade e a preservação. Além da área destinada aos estudantes, a Semana tem outros quatro espaços com exposições, todas no Shopping Iguatemi, levando ao público conhecimento básico sobre ciência, mostrando de forma divertida como está presente no dia a dia das pessoas.

A Semana vem sendo realizada desde 2004, com o objetivo de estimular os jovens a realizar pesquisa científica. Para a estudante Luzia Souza, a atividade motiva o aluno, que tem contato com o conhecimento de forma diferente. “Eu fiquei encantada com a experiência feita pelo professor, de misturar substâncias, mostrando o efeito disso. Quem visita a exposição sai daqui curioso e com vontade de estudar química, física e entender a ciência”.

O professor Daniel Galvão, que orientou alunos do Colégio Estadual de Aplicação do Instituto Anísio Teixeira, ressaltou a importância da Semana de Ciência como um momento de consolidar o trabalho de estimulo realizado diariamente na sala de aula. “As feiras de ciência procuram provocar o estudante a perceber a importância da pesquisa. O impacto que causa a quem vem à feira e dos que participam é muito grande. Os alunos são provocados a pensar, a construir, a desenvolver. Quem sabe daqui a gente não tira um Steve Jobs, uma pessoa criadora que pôde contribuir para mudar o mundo. Com certeza, ele participou de feiras como essa, com inventos que deram errado. Depois conseguiu desenvolver coisas com resultados impactantes”.