Segunda etapa dos Jogos Estudantis mobiliza a rede estadual

O esporte é o destaque até este sábado (14/09) para os estudantes da Diretoria Regional de Educação (Direc), de Teixeira de Freitas. Os alunos da região finalizam a segunda etapa dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia (Jerp), quando as unidades escolares estaduais dos municípios e polos disputam vagas na Etapa Regional. Organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Jerp está acontecendo, simultaneamente, em diversas regiões, e tem o objetivo de valorizar a corporalidade, o lúdico e os esportes na formação humana, como constituinte de uma Educação de qualidade.

Na Direc de Teixeira de Freitas, os jogos são disputados em oito modalidades (futsal, futebol, handebol, vôlei, basquete, atletismo, tênis de mesa e xadrez), no Ginásio de Esportes Antonio Imbassahy, envolvendo dois mil alunos, de 44 escolas. O estudante Paulo Oliveira, 17 anos, do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul da Bahia, já participa pela terceira vez do Jerp e não poupa elogios. “Os jogos sempre motivam todos na escola. Os professores incentivam a participação e todos se beneficiam. É muito motivante”, disse o aluno que joga vôlei.

Para Túlio Ferraz, 17 anos, estudante do Colégio da Polícia Militar – CPM Anísio Teixeira, o Jerp foi uma oportunidade de aprender uma nova modalidade. “Sempre me interessei mais por futebol, mas tive a chance de aprender mais sobre vôlei. É um esporte muito interessante, muito mais do que a gente imagina assistindo pela televisão. Tem regras muito interessantes. Tem sido um grande aprendizado”, considerou.

Outras regiões – Na Diretoria Regional de Educação de Santo Antônio de Jesus, a segunda etapa do Jerp acontece até o dia 27 de novembro, nas localidades de Salinas da Margarida e Santa Terezinha, além do município-sede da Direc. A última etapa, a Fase Regional, acontecerá entre 31 de outubro e primeiro de novembro, nas modalidades de vôlei, basquete, handebol, futebol de campo, xadrez, baleado, futsal e voleibol misto. Em Salvador, os estudantes também estão concluindo a segunda etapa e a culminância, na última fase, ocorrerá no II Encontro Estudantil de Ciência, Arte, Esporte e Cultura, em novembro, na capital baiana.

Jerp – Os Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia são realizados em três etapas na rede estadual. A primeira é realizada nas próprias escolas, por meio de projeto didático-pedagógico que mobiliza os educandos em experiências que tratam de conhecimentos da cultura corporal. A segunda, que está ocorrendo, envolve as unidades escolares em municípios ou polos. Já a terceira e última, acontece em cada uma das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc), em suas respectivas sedes, envolvendo os educandos representantes dos municípios/polos de sua circunscrição.

A proposta dos jogos fundamenta-se em pressupostos considerados de relevância para a concepção do trato da cultura corporal e do esporte escolar na educação básica, como a participação, diversidade, ética, cooperação e regionalismo. “Os estudantes aguardam ansiosamente a realização dos jogos nas escolas. Eles desenvolvem as atividades já sabendo que vão ter a chance de participar de jogos com estudantes de outras unidades. Nesse sentido, eles se mobilizam tanto para representar a escola como para conhecer novas pessoas. A troca de experiências é muito importante”, disse Janete Beanes, coordenadora de Educação Física e Esporte Escolar da rede estadual.