Segunda edição da Festa Literária Arte e Identidade é lançada com extensa programação artística

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. / ASCOM SEC
Com a missão de promover a arte e a literatura negra, visando fortalecer os laços dos artistas afro-brasileiros com a cultura, a educação e o público em geral, foi iniciada, nesta segunda-feira (25), no Espaço Identidade do Teatro SESC – Pelourinho, em Salvador, a segunda edição da Festa Literária “Arte e Identidade”. O evento, que segue até o dia 1º de maio, em formato híbrido (presencial e virtual), conta com uma programação extensa, com atividades como rodas de conversa, intervenções artísticas, contações de histórias e mesas literárias, entre outras ações, realizadas em seis espaços espalhados pelo Centro Histórico de Salvador.
 
 
A programação da festa literária foi aberta com uma apresentação do cordelista Antônio Barreto. Em seguida, foi realizada uma conferência com o tema “Arte, identidade e literatura negra”, com a participação da escritora e doutora em Literatura Comparada, Conceição Evaristo; da professora e escritora Bárbara Carine; e do educador e escritor Jocevaldo Bispo, sob mediação da jornalista Luana Assiz. Além disso, o Grupo Percussivo Tambores e Cores realizou uma intervenção artística no Espaço Arte, na Arena SESC – Pelourinho.
 
O secretário da Educação do Estado em exercício, Danilo Souza, que representou o governador Rui Costa, falou da importância do evento. “Esta é uma festa literária de inclusão e resistência, porque este país precisa reconhecer o valor e a contribuição das comunidades negra afrodescendentes na construção do imaginário e da cultura deste país tão generoso e tão grande. As crianças, desde cedo, precisam saber o valor do que fazem, do que pensam e da sua cor”.
 
A estudante Gabrielle da Silva, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Alípio Franca, aprovou o evento. “Gosto muito de ler e este evento é uma oportunidade de conhecer obras literárias de autores negros e isso é muito importante”, afirmou. 
 
O estudante Ugo Inaiê dos Santos, 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Ypiranga, também gostou da programação. “O evento mostra a diversidade e a luta contra o racismo e serve para nos dar uma base de conhecimento sobre arte e literatura para além do que estudamos na escola”. 
 
A abertura do evento também contou com a participação da secretária de Cultura do Estado, Arany Santana e da secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado, Fabya Reis. Mais informações e programação completa da festa literária podem ser conferidas no endereço https://www.arteeidentidade.com.br/

Notícias Relacionadas