Secretaria seleciona projetos de dança, artes visuais e arte patrimonial

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta sexta-feira, a seleção final dos 33 projetos artísticos da Mostra de Dança Estudantil (DANCE), classificados nas etapas territoriais do ano de 2017. A atividade, realizada no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador, contou com a participação de uma comissão julgadora formada por profissionais da dança e especialistas em arte-educação com a avaliação realizada por meio de vídeos.
 
Já no Palácio Rio Branco, na Praça Thomé de Sousa, também na capital, foi aberta ao público a exposição de 96 obras de arte do projeto de Artes Visuais Estudantis (AVE) e de 29 produções da Educação Patrimonial e Artística (EPA). Para essas linguagens artísticas as seleções ocorrem na próxima terça-feira (27), com jurados especialistas.
 
O coordenador de Projetos Intersetoriais do Estado, Marcelo Augusto, explica que essa última etapa segue a programação dos projetos desenvolvidos em 2017. “Estamos dando seguimento aos selecionados da etapa territorial do ano passado. Para todas as linguagens serão selecionados um número de projetos para serem premiados. A expectativa é que em breve estaremos divulgando esses resultados no Portal da Educação”, destacou.
 
Integrante da comissão julgadora do DANCE, Marcos Napoleão, dançarino do Balé do Teatro Castro Alves (TCA) e especialista em Arte-Educação, falou como acontece o processo de análise das coreografias. “Nós avaliamos alguns aspectos como expressão, originalidade, o entendimento deles sobre a obra e como desenvolvem o trabalho dentro da proposta do tema”, explicou. O dançarino ainda enfatizou a importância do incentivo à arte nas escolas. “É uma proposta enriquecedora para valorizar a aprendizagem na Educação Básica”, completou. Ainda fizeram parte da comissão Kátia Ramos, arte educadora e coreógrafa da Escola de Dança Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Evandro Macedo, dançarino do Balé do TCA.

Notícias Relacionadas