"Caravana do Saber" prepara alunos para o Enem

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a TV Conexões, está realizando a atividade itinerante "Caravana do Saber". A iniciativa integra o plano de ação “Tô com você no Enem”, que promove aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 em diversas escolas estaduais. Na manhã desta sexta-feira (19), cerca de 300 estudantes se reuniram no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro Cajazeiras IV, para participar da atividade.

Fotos: Claudionor Jr.

Os estudantes foram recepcionados com apresentações do coral da unidade escolar e do projeto "Escrevivências", por meio do qual a estudante Vitória Vívian Silva Barros, de 18 anos, apresentou uma poesia. Em seguida, as aulas começaram com a participação do neurocientista Fernando Lauria; da professora de redação Gabriela De-Gino; e da professora de Matemática Lúcia Virgínia. "Estou muito feliz por este aulão estar acontecendo aqui na escola. Esta é uma oportunidade única para nos ajudar a estudar e nos preparar para essa prova que é tão importante para nós, que queremos prosseguir nos estudos", compartilhou Vitória Vívian.

A programação das aulas da "Caravana do Saber" aborda a dinâmica do Enem, com ênfase nas disciplinas de Redação, Linguagens e Matemática. Além disso, os alunos recebem conteúdos complementares, bem como preparação psicológica para o dia da prova e uma oficina sobre escrita e comunicação. A estudante Yara Melo Leite, também de 18 anos, falou sobre a importância dos aulões. "Acho necessário refrescar a nossa mente, entender o que está por vir, até porque o ENEM é algo muito cobrado da gente e que vai decidir o nosso futuro".

O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os Complexos Integrados de Educação Básica (CIEB) da SEC e apresentador da TV Conexões, Robson Costa, afirma que esta é uma iniciativa fundamental da SEC para ajudar os estudantes do 3° ano da rede pública que se inscreveram no ENEM. "Além da capital, nós também vamos para o interior, sempre os motivando para o estudo e deixando eles mais seguros para a realização das provas", destacou .

Além das duas escolas em Cajazeiras, a “Caravana do Saber” esteve nos colégios estaduais Barros Barreto, em Paripe; Aristides de Souza Oliveira, em Plataforma; Manoel Devoto, no Rio Vermelho; CEEIFOR - Mãe Stella, no Cabula; Dr. Ailton Pinto de Andrade, no Lobato; Noêmia Rego, em Valéria; Duque de Caxias, na Liberdade; e de Vila Canária, em Vila Canária. Ainda hoje, a caravana passará pelo Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão Severino Vieira, localizado no bairro de Nazaré, continuando seu trabalho de preparação e motivação dos estudantes para o Enem.