Secretaria inicia projeto Juventude em Ação

Cerca de 130 pessoas, entre professores, alunos e gestores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) de Salvador, Alagoinhas e Amargosa participaram do encontro formativo do projeto Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola. A atividade aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto, no Hotel Vilamar, na capital baiana.

“O encontro formativo foi muito positivo porque, quando criamos esses estímulos, observamos as potencialidades que temos nas escolas, representadas pelos seus maiores atores: os estudantes e os professores, e o quanto podemos melhorar o seu cotidiano escolar”, avalia Solange Rocha, coordenadora de Educação Ambiental, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Ela ressalta que, com esse primeiro encontro, será iniciado, em Salvador, o projeto Juventude em Ação, que visa formar Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida e elaboração da Agenda 21 Escolar. O evento teve início com a formação presencial, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, seguido pela formação na modalidade à distância.

No segundo momento do encontro foram socializados conteúdos como justiça ambiental, ética, racismo, controle social e pedagogia de projetos, discutidos pelos educadores e educandos, ao longo das formações nos polos e nas unidades escolares contempladas.

Proease - O interesse pelo fortalecimento da Educação Ambiental no Estado, visando seu caráter transversal, interdisciplinar, crítico e transformador, foi reforçado pela publicação, recente, da lei nº 12.056/2011, que institui a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia, bem como pela distribuição do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE) a todas as unidades escolares da rede.
 

Notícias Relacionadas