Secretaria da Educação promove mais um encontro sobre progressão escolar

Palavras-chave:
Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (3), no auditório do órgão, o último encontro do primeiro ciclo de debates “Caminhos da Aprendizagem”. A série de quatro encontros abordou o tema “Progressão escolar”, com a participação de formadores de opinião, pensadores, profissionais da Educação e estudantes. Os presentes puderam conferir a palestra do professor Ítalo Dutra, chefe da área de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
 
O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da discussão do tema para a melhoria da aprendizagem nas escolas. “A progressão escolar tem que ser debatida para que consigamos qualificar o acesso e a permanência do estudante na escola. Queremos ampliar este diálogo, incluindo ainda mais gestores, professores, estudantes e comunidade escolar,” contou.
 
O professor Ítalo Dutra destacou as diversas perspectivas educacionais voltadas à progressão escolar. “Precisamos avaliar os fatores que dificultam a progressão dos estudantes. Existem questões muito individuais, mas também há aqueles que podemos mensurar, como a infraestrutura das escolas e a formação continuada dos professores. Temos que envolver a educação de forma social e comunitária de participação de todos”, ressaltou.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, fez um balanço do primeiro ciclo de palestras. “Foi bastante positivo, pois pudemos criar um momento de reflexão sobre o tema com a participação de especialistas, professores e estudantes, conhecendo um pouco do panorama geral e, claro, um recorte da Bahia. A ideia é realizarmos novos debates e pretendemos ouvir a comunidade escolar sobre os temas que queiram dialogar”, disse.
 
A estudante e líder de classe, Ataísa Santana, 17 nos, do Colégio Estadual de Nova Esperança, relatou sobre a necessidade dos alunos terem um protagonismo no debate do tema. “Nós precisamos estar atentos à necessidade da criação de um ambiente favorável para os estudantes. Tentamos sempre estimular a participação dos colegas realizando projetos de cultura, arte e esporte. O objetivo é atraí-los para a escola e mostrar a importância da educação”, afirmou.

Notícias Relacionadas