Secretaria da Educação incentiva conservação do livro didático

O cuidado com o livro didático é uma preocupação permanente da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O I concurso Ações inovadoras na gestão do Programa Nacional do Livro Didático, lançado no último dia 15, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vem reforçar o interesse da Secretaria de incentivar gestores e professores da rede de ensino nas boas práticas voltadas ao remanejamento, conservação e devolução dos livros didáticos distribuídos pelo governo federal.

Para isso, a Secretaria da Educação está distribuindo cartazes nas escolas e enviando para gestores e professores emails-marketing, dentro da campanha de conservação e devolução do livro didático, iniciada no final do ano passado. A ideia é estimulá-los a trabalhar com a comunidade escolar no sentido de despertar nela  a importânia de se conservar os livros e devolvê-los em bom estado ao final do ano, conforme portaria nº 359/2011.

“A Secretaria da Educação do Estado também irá se inscrever no concurso com a campanha de conservação e devolução do livro didático, dentro de uma ação coletiva que promove o exercício da ética, necessária ao bom convívio social e a construção da cidadania”, observa a coordenadora de Monitoramento do Livro Didático da Secretaria da Educação, Ana Cristina Carvalho. Segundo ela, a Secretaria pretende premiar as escolas, no final do ano, conforme o número de livros devolvidos e conservados.

O concurso Ações inovadoras na gestão do Programa Nacional do Livro Didático, que será realizado durante o 13º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, entre 4 e 7 de outubro, em Curitiba, vai premiar com troféus e certificados os primeiros colocados. O FNDE também vai oferecer às equipes vencedoras os 361 livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola e da Coleção Educadores, além de passagens e hospedagem para apresentar suas experiências no evento.

Regulamento do concurso – Os interessados em participar do concurso devem acessar o regulamento e a ficha de inscrição no site do FNDE (www.fnde.gov.br). Depois de preenchê-los, o candidato deve enviar os documentos para o e-mail concursopnld@fnde.gov.br, até 14 de agosto. O resultado será disponibilizado na página do FNDE, no dia 14 de setembro.

Conforme a coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, Sônia Schwartz, o concurso é uma forma de reconhecer a gestão educacional eficiente, visando premiar e difundir boas práticas de escolas públicas e de secretarias estaduais e municipais de educação. “Ideias simples, criativas e aplicáveis à realidade local fazem toda a diferença no ambiente escolar”, afirma.

 

Notícias Relacionadas