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Secretaria da Educação do Estado orienta estudantes sobre certificações para os Ensinos Fundamental e Médio
Publicado em qui, 22/02/2018 - 10:41 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
O estudante, que não concluiu seus estudos no 9° ano do Ensino Fundamental ou no 3° ano do Ensino Médio, tendo três ou quatro disciplinas pendentes, pode obter sua certificação através dos exames aplicados pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Caso o estudante não tenha como comprovar seus estudos também poderá receber sua certificação tanto pela CPA quanto pelo ENCCEJA.
Para certificar-se pela CPA, o candidato, com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio, deverá acessar o site cpa.educacao.ba.gov.br, preencher o cadastro e realizar a inscrição nos dois primeiros dias úteis de cada mês. Após isso, deve dirigir-se à escola estadual de sua escolha munido dos documentos como duas fotos 3x4 (iguais e recentes), Carteira de Identidade e CPF (original e cópia) e agendar os dias e horários de aplicações das provas. Ao concluir todos os exames, o candidato poderá solicitar a sua certificação. Caso seja reprovado em alguma disciplina, o candidato somente poderá realizá-la após 60 dias de intervalo.
Nos exames de certificação para os Ensinos Fundamental e Médio, as avaliações incluirão os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa com Redação, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua Estrangeira Moderna (Ensino Fundamental) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Redação, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Química, Física e Biologia (Ensino Médio).
Os candidatos, acima de 18 anos, que participaram do último Exame Nacional ENCCEJA, realizado em 19 de novembro de 2017, podem dirigir-se à uma unidade certificadora para requerer seus certificados de conclusão tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Neste caso, os documentos necessários são duas fotos 3x4 (recentes e iguais), original e cópia da Carteira de Identidade e do CPF, além do resultado impresso do exame que pode ser encontrado no site enccejanacional.inep.gov.br. O prazo estimado para a entrega é de 30 a 60 dias.
As unidades certificadoras disponíveis em Salvador são: Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula; o Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, localizado nos Barris, o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no bairro da Liberdade. Para consultar as unidades certificadoras em toda a Bahia, o candidato deve acessar o link no Portal da Educação.
Documentos Certificadores – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é responsável pela elaboração, gestão da aplicação e correção das provas. A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado ou da instituição educacional que firmar Termo de Adesão com o INEP. São duas opções: Certificado e Declaração de Proficiência. O primeiro reconhece, oficialmente, que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares do núcleo comum dos Ensinos Fundamental ou Médio. A segunda é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo ENCCEJA.
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