Secretaria da Educação do Estado certifica estudantes em curso de piloto virtual

O estudante Saulo Souza, 16 anos, do Colégio Estadual Mario Augusto Teixeira de Freitas, foi um dos 85 alunos da rede estadual de ensino que receberam, nesta terça-feira (21/10), o certificado do curso de piloto virtual realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com o projeto Asas do Brasil / FLY Centro Aeronáutico. O evento, realizado no anfiteatro do Colégio Estadual da Bahia – Central, no bairro de Nazaré, em Salvador, onde o simulador de vôo está instalado, contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

“Trata-se do único equipamento deste porte oferecido em uma escola pública estadual no País. É uma iniciativa pioneira que tem o objetivo de criar novas oportunidades de aprendizagem, e também de vida, para estes estudantes que poderão, futuramente, seguir carreira na aviação. Neste curso, eles aprendem os fundamentos básicos da pilotagem e, ao mesmo tempo, passam a ter um maior interesse em outras áreas do conhecimento e um melhor desempenho em disciplinas como física, matemática, química e geografia. É uma imensa alegria estar aqui nesta certificação, ver a satisfação dos estudantes e o orgulho de suas famílias”, ressaltou o secretário Osvaldo Barreto.

Certificação do Curso de Piloto Virtual - Claudionor Junior Ascom/Educação
As aulas de pilotagem virtual fazem parte do projeto pedagógico desenvolvido pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura instalado no Colégio Central, uma das iniciativas de educação integral da Secretaria da Educação do Estado. Saulo Souza optou em fazer o curso no turno diferente ao qual está matriculado. Ele está entusiasmado com o resultado. “Fiz a prova de Cadetes do Ar, e tirei uma excelente nota em Matemática. Isso se deve ao fato de ter feito o curso de pilotagem que me estimulou mais nos estudos. Ter uma cabine de um simulador de voo numa escola pública é uma chance única, e estou muito feliz”.

Orgulhosa, a mãe de Saulo, Giorgina Souza, relata o desempenho do filho para concluir o curso. “Saulo está muito empenhado em dar seguimento à sua carreira. Já está, em paralelo, fazendo um curso de inglês, e tem o objetivo de fazer uma universidade voltada para a área. O coração desta mãe está muito emocionado. Não tive esta chance quando estudava. É uma oportunidade valiosa que a rede estadual proporciona a estes meninos”, finalizou.

O diretor e instrutor do projeto Asas do Brasil / FLY Centro Aeronáutico, André Drumond, afirma que o desempenho e a disciplina dos estudantes surpreendem. “Os alunos que têm um foco, que são mais centrados, que gostam realmente da aviação, acabam utilizando esta ferramenta como estímulo para os estudos. Os resultados são surpreendentes. Quero destacar que também aprendo muito com eles. É uma experiência rica, na qual a gente ensina e aprende”, destacou.

O comandante Ubiratan Rocha, da empresa TAM, falou da importância da iniciativa. “Não há como prescindir da aviação sem educação. Este é um exemplo que a rede estadual está dando na medida em que disponibiliza este equipamento para fomentar o interesse dos estudantes pela pilotagem e, ao mesmo tempo, utilizar a pilotagem para estimular o ensino destas disciplinas para os estudantes do ensino médio”, afirmou.

Simulador de voo – O curso de piloto virtual do Centro Juvenil de Ciência e Cultrua, que tem duração de três meses e acontece durante a semana, em turno diferente ao que o aluno estuda, começou em 2013, com 23 alunos. Atualmente, já são 109 estudantes frequentando a oficina, que, agora, além do curso de piloto virtual básico para os iniciantes, já oferece turmas para piloto avançado níveis II e III.