Secretaria certifica nova turma de inglês pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura

Um total de 154 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino, concluintes da segunda turma do curso de inglês do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serão certificados, nesta quarta-feira (23/04), às 16h, no auditório do Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador. O projeto, intitulado de Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública, é uma realização da Secretaria da Educação em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). A cerimônia vai contar com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, entre outras autoridades.

O diploma será concedido pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufba e pela Secretaria da Educação aos estudantes que compuseram o segundo grupo,  coordenado pelo professor doutor José Newton de Seixas Pereira Filho. “Estamos certificando um a nova turma de estudantes que concluíram o curso. Por se tratar de uma língua universal, ser fluente em inglês possibilita o ingresso profissional e multiplica as oportunidades não só no mundo do trabalho, mas também, no seu dia a dia, aumentando a sua capacidade de relacionamento social e melhorando sua formação cultural”, comemora o coordenador do Centro Juvenil, Iuri Rubim.

Para a estudante Beatriz Teixeira, 17 anos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro e formanda do curso, fala sobre a iniciativa. “Comecei a estudar no ano passado e aprendi muito no curso. Os professores são muito bons. Cresceu o meu conhecimento e interesse com relação à língua inglesa. Quero continuar estudando”, disse a aluna.

Sorteio – Os alunos estudam inglês básico em quatro períodos de 68 hora/aula, totalizando 272 horas de curso. Conforme Iuri Rubim, o método utilizado é o do Communicative Approach, da Oxford University, orientados pelos professores monitores, tutores, mestres, doutores e convidados da Ufba e outras instituições parceiras. As turmas contam, ainda, com aulas de reforço e de fixação voltadas para o Turismo Receptivo (ESP - English for Specific Purposes), conforme explica a diretora do CJCC, Carla Almeida. “O CJCC se consolidou com o seu formato diferenciado na formação dos estudantes. No que se refere ao curso de inglês, especificamente, o que vemos são alunos que não tinham qualquer habilidade com a língua inglesa, e que saem daqui falando fluentemente por conta do método que adotamos”, enaltece.

Os estudantes que obtiveram maior desempenho participarão do sorteio a três bolsas para estudos e intercâmbio cultural nos Estados Unidos, oferecidas pela organização não governamental Companheiros das Américas, dos EUA. Com os 216 alunos da primeira turma do curso, a Secretaria já totaliza 370 estudantes formados. Outros 600 estão em curso. Carla Almeida ressalta que ainda há vagas disponíveis para os estudantes da rede interessados em fazer o curso de inglês. As inscrições podem ser feitas no CJCC, localizado no Pavilhão Dalva Matos, mo Colégio Estadual da Bahia (Central). Mais informações: (71) 3321-4028 / 3243-2836.

O CJCC é uma iniciativa de educação integral do Governo da Bahia, criada para ampliar o acesso dos estudantes às agendas contemporâneas, na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade, possibilitando, desse modo, uma nova relação com o ato de aprender.