SEC realiza exames de certificação para conclusão do Ensino Médio da população LGBTQIAPN+

Palavras-chave:
Foto: Emerson Santos
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio da CPA Itinerante (Comissão Permanente de Avaliação), está realizando a aplicação do exame de certificação para a conclusão do Ensino Médio para a população LGBTQIAPN+. Os exames acontecem no Casarão da Diversidade, no centro de Salvador, em setembro, de 11 a 14; e em novembro, de 6 a 9. Pode participar quem não concluiu seus estudos no 9° ano do Ensino Fundamental ou no 3° ano do Ensino Médio, tendo três ou quatro disciplinas pendentes. 
 
Para certificar pela CPA, os candidatos com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio deverão acessar o site https://cpadigital.educacao.ba.gov.br, preencher o cadastro e realizar a inscrição. Após isso, devem se dirigir à escola nos dias e horários escolhidos para as aplicações das provas. Ao concluir todos os exames, quem lograr êxito (nota 5 ou maior que 5) receberá sua certificação no prazo máximo de 30 dias. Caso seja reprovado em alguma área do conhecimento, o estudante somente poderá realizá-la após 30 dias de intervalo.
 
Para Brenda Souza, 44, que é transexual, a conclusão do Ensino Médio pelo exame do CPA será o pontapé inicial para a realização do sonho de cursar Gastronomia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Quero ser um bom profissional na área e preciso me qualificar. Por isso, essa prova é muito importante para meu futuro ingresso na universidade”, disse.
 
O estudante Matheus Brito, 24, afirmou que levar o exame de certificação para mais perto do público LGBTQIAPN+ é fundamental. “Achei essa ação do CPA itinerante muito inclusiva, pois estou tendo a oportunidade de fazer as provas para concluir o Ensino Médio e, futuramente, cursar faculdade de Pedagogia”. 
 
O técnico Rafael de Jesus, que atua na Coordenação de Jovens e Adultos da SEC e é responsável pelas demandas do CPA, falou sobre o que tem sido feito para otimizar o sistema e o fluxo da entrega da certificação. “Estamos descentralizando as demandas para as unidades certificadoras, buscando um maior apoio das mesmas e dando autonomia aos NTEs (Núcleos Territoriais de Educação) durante os procedimentos. Gostaríamos de alcançar grupos como quilombolas, associações de bairros, terreiros e todos os outros que acreditam no poder transformador da política educacional do Estado da Bahia”. 
 
As unidades certificadoras disponíveis em Salvador são: Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no Cabula; Colégio Central da Bahia, em Nazaré; e Colégio Estadual Duque de Caxias, na Liberdade. Nas três unidades existe atendimento presencial para o público.

Notícias Relacionadas