SEC realiza encontro territorial com líderes de classe em Bom Jesus da Lapa

Palavras-chave:

Com a aproximação do final do ano letivo continuum 2020/21, a Secretaria da Educação do Estado finaliza, nesta semana, a série de encontros territoriais promovidos com estudantes líderes de classe. Nesta terça-feira (21), a atividade aconteceu em Bom Jesus da Lapa, área do Núcleo Territorial de Educação (NTE 02) e nesta quarta-feira (22) reunirá as lideranças estudantis da área do Núcleo Territorial de Educação do Sisal (NTE 04), com sede em Serrinha, totalizando no ano 26 momentos, com um total de aproximadamente 3 mil estudantes envolvidos.

Nesta terça, a atividade, que segue todos os protocolos de segurança, teve apresentações artísticas, palestras e debates sobre educação, cultura e juventude. A iniciativa tem o objetivo de promover a interação entre os estudantes, com trocas de experiências e promover o protagonismo juvenil nas funções de líder territorial, municipal e escolar.

O coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Jocivaldo dos Anjos, fez um balanço desta atividades que, segundo ele, possibilitam a interação entre estudantes e o Estado de modo a fortalecer as políticas públicas educacionais. “Os líderes estudantis estão despertando e criando grêmios em muitos dos lugares. Eles também estão pautando a SEC para a construção de uma agenda que dê conta da dimensão da juventude estudantil. Desta forma, eles propõem uma educação que lhes permitam serem ouvidos, respeitados e considerados nas decisões. Assim, nesta escuta, eles ajudam a formar uma escola de maior pertencimento mútuo e plural. Aqui no território do Velho Chico, destaco o pertencimento dos estudantes ao território e a valorização da cultura. Mais uma vez, a gente se encanta com tantos talentos e com toda a riqueza que temos na rede”.

Para o estudante Pedro Henrique Braga, 16, matriculado no Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim, em Muquém do São Francisco,  o encontro foi uma experiência muito além do esperado. “Aprendi que além de batalhadores pelos direitos estudantis, somos uma família aqui no território. Esse encontro presencial trouxe o sentimento de querer mais e nos proporcionou avançarmos em muitas ideias. Além disso, aconteceram apresentações magníficas sobre as diversas culturas da nossa região, o que nos enche de conhecimento”. Durante as apresentações culturais, o estudante Pedro Henrique discorreu em forma de cordel o encontro e protagonismo juvenil. Confira aqui: https://bit.ly/3Fizz19

A estudante Emanuelle Luyse Santos é vice-líder do território e líder municipal em Barra. Com 16 anos ela estuda  no Centro Estadual de Educação Profissional Águas e comentou que participar dos encontros promovidos pela SEC significa também ouvir e compartilhar novas narrativas. “O encontro é de suma importância para a resistência estudantil, de modo que podemos proporcionar a equidade educacional e a liderança ativa dos discentes. Tivemos contatos a inúmeras teses, conceitos teóricos e metodológicos que visam a desenvoltura da revolução intelectual dos alunos”.

 

Notícias Relacionadas