SEC realiza avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática por meio do uso de plataforma digital

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Foto: Ilustrativa

Com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) já iniciou a avaliação diagnóstica nas escolas da rede estadual de ensino, neste ano letivo, com o uso de plataforma digital Plurall, que possibilita o acompanhamento individual e contínuo de cada aluno do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais. A ferramenta pode ser acessada através de dispositivos disponíveis nas escolas, como tablets, chromebooks, notebooks, computadores e até pelos celulares dos estudantes.

O objetivo das avaliações é a identificação rápida de alguma lacuna de aprendizagem, permitindo, assim, o replanejamento pedagógico, tanto para a escola quanto para a SEC, como ressaltou Rainer Guimarães, superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC. “Os últimos anos foram marcados pela busca da superação dos impactos da pandemia do Covid-19 sobre a aprendizagem dos estudantes. Tivemos muitos avanços neste sentido, a exemplo da avaliação, da formação continuada e dos programas de permanência. Este ano letivo é de consolidação dessas iniciativas, mas também de inovação, com a escola cada vez mais próxima e garantindo sempre o sucesso escolar das crianças, dos adolescentes e jovens da rede estadual”, afirmou.

Além de provas, a Plurall dispõe de vários conteúdos digitais educacionais, a exemplo de materiais didáticos; atividades; e simulados, que podem ser acessados por estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores a qualquer hora e lugar e está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou pelo endereço http://enova.educacao.ba.gov.br/plurall-2.

No Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções, a avaliação envolveu 150 alunos do 3º ano do Ensino Médio e iniciou, nessa quarta-feira (28), com a disciplina de Língua Portuguesa. Nesta quinta-feira (29), foram trabalhados os conteúdos de Matemática. A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Elisângela Limeira, considera que, além de ser atrativa e apresentar o resultado quase de imediato, a plataforma colabora para a melhoria da conexão entre estudantes e professores, facilitando o aprendizado. “As atividades que são disponibilizadas ajudam a incrementar as disciplinas, trazendo novas abordagens dos conteúdos, além de nos dar um panorama das turmas e o perfil de cada aluno. Isso nos permite verificar em quais pontos precisamos avançar para alcançar os melhores resultados”, avaliou.

A professora de Língua Portuguesa, Juliana Moreira Gomes, avaliou a plataforma como um auxílio importante para a revisão dos conteúdos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que traz os assuntos bem contextualizados e também possibilita trabalhar nas dificuldades de cada aluno. “À medida que eles utilizam a ferramenta, vamos acompanhando e reforçando as questões que precisam de atenção para um aprendizado mais efetivo”, declarou. A estudante do 3º ano, Roberta Santos Pacheco, 16 anos, reiterou a análise da professora Roberta e acrescentou outras vantagens da plataforma. “É de fácil acesso, rápida e prática. Achei os conteúdos bem divididos e as questões são bem elaboradas. Vai nos auxiliar muito neste ano em que estamos nos preparando para o ENEM”, acrescentou

Fonte: Ascom/SEC

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