Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
SEC realiza avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática por meio do uso de plataforma digital
Com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação da Bahia (SEC) já iniciou a avaliação diagnóstica nas escolas da rede estadual de ensino, neste ano letivo, com o uso de plataforma digital Plurall, que possibilita o acompanhamento individual e contínuo de cada aluno do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais. A ferramenta pode ser acessada através de dispositivos disponíveis nas escolas, como tablets, chromebooks, notebooks, computadores e até pelos celulares dos estudantes.
O objetivo das avaliações é a identificação rápida de alguma lacuna de aprendizagem, permitindo, assim, o replanejamento pedagógico, tanto para a escola quanto para a SEC, como ressaltou Rainer Guimarães, superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC. “Os últimos anos foram marcados pela busca da superação dos impactos da pandemia do Covid-19 sobre a aprendizagem dos estudantes. Tivemos muitos avanços neste sentido, a exemplo da avaliação, da formação continuada e dos programas de permanência. Este ano letivo é de consolidação dessas iniciativas, mas também de inovação, com a escola cada vez mais próxima e garantindo sempre o sucesso escolar das crianças, dos adolescentes e jovens da rede estadual”, afirmou.
Além de provas, a Plurall dispõe de vários conteúdos digitais educacionais, a exemplo de materiais didáticos; atividades; e simulados, que podem ser acessados por estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores a qualquer hora e lugar e está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou pelo endereço http://enova.educacao.ba.gov.br/plurall-2.
No Colégio Estadual Eurides Santana, no município de Poções, a avaliação envolveu 150 alunos do 3º ano do Ensino Médio e iniciou, nessa quarta-feira (28), com a disciplina de Língua Portuguesa. Nesta quinta-feira (29), foram trabalhados os conteúdos de Matemática. A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Elisângela Limeira, considera que, além de ser atrativa e apresentar o resultado quase de imediato, a plataforma colabora para a melhoria da conexão entre estudantes e professores, facilitando o aprendizado. “As atividades que são disponibilizadas ajudam a incrementar as disciplinas, trazendo novas abordagens dos conteúdos, além de nos dar um panorama das turmas e o perfil de cada aluno. Isso nos permite verificar em quais pontos precisamos avançar para alcançar os melhores resultados”, avaliou.
A professora de Língua Portuguesa, Juliana Moreira Gomes, avaliou a plataforma como um auxílio importante para a revisão dos conteúdos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que traz os assuntos bem contextualizados e também possibilita trabalhar nas dificuldades de cada aluno. “À medida que eles utilizam a ferramenta, vamos acompanhando e reforçando as questões que precisam de atenção para um aprendizado mais efetivo”, declarou. A estudante do 3º ano, Roberta Santos Pacheco, 16 anos, reiterou a análise da professora Roberta e acrescentou outras vantagens da plataforma. “É de fácil acesso, rápida e prática. Achei os conteúdos bem divididos e as questões são bem elaboradas. Vai nos auxiliar muito neste ano em que estamos nos preparando para o ENEM”, acrescentou
Fonte: Ascom/SEC
Notícias Relacionadas
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições