SEC promove reunião com estudantes do Ensino Superior para debater encontro estadual

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (5), reunião com estudantes da Educação Superior de nove instituições do Estado, para debater ações ligadas à saúde física e mental, assistência social e organização estudantil, além da realização de um encontro estadual. O momento contou com a participação de 11 entidades do movimento estudantil, entre as quais a União dos Estudantes da Bahia (UEB), União Estadual dos Estudantes (UEES) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

De acordo com Jocivaldo dos Anjos, que é coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, o encontro também ampliou o debate para uma reunião mais ampla com  estudantes de todo o Estado. “Foi uma conversa produtiva em que todos nós aprendemos e construímos uma pauta propositiva de um encontro estadual para ampliar este diálogo. A escuta em todos os aspectos é importante, porque nos possibilita uma melhor orientação na confecção de políticas públicas e fortalece a compreensão das condições estudantis através de elementos concretos que cada um está vivendo”.

Para o presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Pedro Lucas Ferreira, debater o Ensino Superior é um desafio que se faz necessário. “Estamos vivendo um período conturbado na história do país, em que percebemos uma deslegitimação dos estudos universitários. A SEC vem mostrando o contrário e propicia regularmente momentos para que os estudantes possam debater as políticas públicas e propor a formatação de novos encontros”.