SEC mobiliza estudantes da rede estadual de ensino para o Dia D de Inscrição do ENEM

Palavras-chave:
Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (4), todas as unidades escolares da rede estadual de ensino da Bahia, tanto na capital quanto no interior, estão mobilizadas para o Dia D de Inscrição do ENEM. A iniciativa faz parte do plano de ação "Tô com você no ENEM", desenvolvido pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC) para apoiar cerca de 200 mil estudantes do último ano da Educação Básica que estão se preparando para ingressar no Ensino Superior. A ação oferece suporte desde a solicitação de isenção até a realização da prova.

No Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, em Salvador, a comunidade escolar está engajada. “Intensificamos as ações voltadas ao exame nacional e percebemos que, este ano, os alunos estão mais motivados. Como já fizeram a solicitação da isenção, o tempo para a inscrição é bem mais rápido. À medida que cada estudante realiza sua adesão para o ENEM, incentiva o colega a fazer a sua inscrição também. Deixamos claro que eles precisam aproveitar essa oportunidade, inclusive da isenção, por serem oriundos da escola pública”, ressalta a professora Cristina Araújo, oficineira de Matemática pelo projeto Educa Mais.

Os estudantes aptos a realizarem as provas nos dias 3 e 11 de novembro contam, também, com suporte da internet, computadores e chromebooks em todas as etapas. “Já temos acesso a vários recursos que nos ajudam nesse processo, como aulas práticas e oficinas. Senti um pouco de dificuldade, mas, graças ao mutirão do Aliomar, consegui pedir a isenção e fazer a inscrição”, declara a estudante Islane da Silva.

 


 

Foto: Divulgação

Interior - No interior do Estado, o mesmo nível de engajamento é observado. No Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, por exemplo, a mobilização dos 236 alunos que estão concluindo a Educação Básica começou desde o início do ano letivo. “O plano de ação da SEC vem para acrescentar ainda mais fôlego às atividades que programamos para os vestibulandos”, explica a coordenadora pedagógica, Rita Carvalho. Para muitos alunos da zona rural, que enfrentam dificuldades de acesso à internet, a escola oferece suporte contínuo, incluindo oficinas motivacionais. Cauã Silva Santos, futuro jornalista, reforça a importância desse apoio: “O acolhimento que temos aqui nos permite superar dificuldades e focar no estudo”.

Incentivo - Os estudantes beneficiários do Programa Pé-de-Meia que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio e vão fazer o ENEM 2024 têm garantido um incentivo extra de R$ 200, desde que compareçam nos dois dias de prova, incluindo eventuais reaplicações. Além disso, haverá premiação para estudantes e unidades escolares que obtiverem bom desempenho nas provas, reconhecendo os esforços de todos no último ano da Educação Básica.

 

Notícias Relacionadas