SEC anuncia melhorias para o Colégio Estadual Carlos Marighella, no Stiep

Palavras-chave:

Fotos: Amanda Chung
Na manhã desta sexta-feira (28), foram anunciadas melhorias para o Colégio Estadual Carlos Marighella – Tempo Integral, localizado no bairro do Stiep, em Salvador. Uma equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado (SEC) visitou as instalações da escola e dialogou com os gestores sobre questões estruturais. A iniciativa visa proporcionar mais conforto aos cerca de 500 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de promover ações extracurriculares para a comunidade local.

"Esta escola possui uma identidade e um cuidado especial com os estudantes e a comunidade. Entendemos que a educação deve ir além dos muros da escola. Aqui, destaca-se também a questão do letramento racial e a compreensão das histórias de vida dos estudantes e suas famílias. Saio daqui, hoje, muito feliz e cheia de planos", afirmou a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito. Ela anunciou, ainda, que a equipe de Arquitetura da SEC iniciará o projeto de modernização da estrutura da escola, a partir desta segunda-feira (1°).

Durante a visita, a equipe gestora da unidade escolar apresentou um resumo das ações desenvolvidas pela escola, que tem como patrono o escritor e político baiano Carlos Marighella. "Além de lutar contra a ditadura militar brasileira, Marighella foi uma das mentes mais brilhantes que a Bahia já teve. Ele foi estudante de Engenharia e deputado federal", destacou a diretora do colégio, Aldair Almeida Dantas.

A gestora também ressaltou que um dos pontos fortes da gestão pedagógica é o Programa Educa Mais Bahia. Com a ampliação da jornada escolar, são oferecidas oficinas educativas de artes, esportes, música e reforço das aprendizagens, integradas ao currículo e relacionadas ao território de pertencimento dos estudantes.

Um exemplo do sucesso dessas atividades é a ex-aluna e professora de dança do Educa Mais Bahia, Dalila Santos Oliveira, de 21 anos. "Este lugar é uma segunda casa para mim e possibilitou que eu me tornasse uma grande mulher. Graças à comunidade do Carlos Marighella, inclusive, me tornei a Deusa do Ébano do Ilê Aiyê, em 2023. Aqui é um lugar de transformação e sou a prova viva disso. Fui aluna e hoje estou aqui compartilhando minha história com os estudantes e levando essa experiência para toda a vida", contou Dalila.

Notícias Relacionadas