Prorrogado prazo de inscrição para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa

Foto: Claudionor Jr. ASCOM/SECBA

O prazo de recebimento das inscrições para a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa foi ampliado até o dia 20 de maio. Professores das redes públicas estaduais, municipais e federais terão mais tempo para envio de inscrição ao programa, por meio do site: (www.escrevendoofuturo.org.br).  Através do Programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. Só em 2020, o Programa Bahia Olímpica registrou 1.501.826 inscrições de estudantes nas mais de 10 olimpíadas do conhecimento, com a conquista de  842 medalhas por estudantes baianos.

A Olimpíada de Língua Portuguesa  busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas, por meio de ações de mobilização para a formação continuada. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, são realizadas oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Realizada pelo Itaú Social, a proposta da Olimpíada deste ano consiste em reconhecer o trabalho colaborativo realizado entre professores e alunos. Diferentemente das outras edições, a proposta deste ano consiste em acompanhar e reconhecer os relatos de prática, com os registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos professores e estudantes durante o trabalho de produção de um dos gêneros propostos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

Os relatos de prática devem conter as estratégias, soluções, alternativas e inovações encontradas pelos professores para executarem as atividades em meio à pandemia com suas turmas, garantindo assim a continuidade do processo de aprendizagem com os alunos. Para acompanhar o relato, é incentivada a multiplicidade de formatos de mídia que exemplificam essa relação professor-aluno, como: fotografias, vídeos, áudios e produções textuais desenvolvidas pelos estudantes e os resultados obtidos.

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