Projetos estudantis que valorizam o bairro de Sussuarana ganham exposição na Secretaria da Educação do Estado

Estudante do Colégio Estadual Deputado Herculano Menezes, localizado em Sussuarana, expõem, nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/11), no foyer do auditório da Secretaria da Educação do Estado, dois trabalhos que valorizam o espaço e a identidade do bairro. No primeiro, os alunos produziram uma maquete com materiais recicláveis, baseada nas medidas do mapa topográfico do local, que inclui o Centro Administrativo da Bahia (CAB). No segundo, apresentam fotos com o objetivo de mostrar um olhar diferenciado, exaltando a arte, os moradores e peculiaridades da região.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O orientador e professor de História, Maurício Mota, falou como os projetos foram desenvolvidos com os estudantes. “A proposta é repensar novos olhares sobre a territorialidade dos alunos. A maquete tem o objetivo de dar uma dimensão espacial do local, do ponto de vista geográfico e topográfico. Trabalhamos as medidas mostrando do local mais baixo até o mais alto da região, utilizando o máximo de recursos recicláveis como madeira, papelão e sabão. No outro projeto, fotos foram feitas pelos estudantes, repensando o olhar crítico, analítico e sensível do bairro, além de aprender técnicas de fotografia, como enquadramento, plano de fundo e cenário”, contou.
 
A estudante Amanda dos Santos, 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, falou sobre a oportunidade do aprendizado com a produção da maquete. “Eu não conhecia muitos locais do meu bairro e do CAB. Aprender a trabalhar com topografia foi importante, pois pude conhecer muito sobre o local que eu moro, valorizando as minhas origens”, disse.
 
Para a estudante Ana Paula de Souza, 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, a experiência fotográfica proporcionou mostrar o lado positivo do bairro. “Esse projeto mostra que o nosso bairro é maravilhoso. Tem arte, cultura, trabalhadores e pessoas muito boas. Além de descobrimos coisas novas, conhecendo e interagindo com as pessoas. Fiquei muito feliz com a escola promover um projeto que trabalhe com a nossa realidade e valorize o lugar onde moramos”, destacou.

Notícias Relacionadas