Projetos de estudantes do Emitec participam pela primeira vez da Feciba

Pela primeira vez, projetos realizados por estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec) participam da Feira de Ciências da  Bahia (Feciba). Os experimentos "Biocicleta Amoladora de facas" e "Conhecendo a patrona da nossa escola através de videodocumentário" romperam a barreira da distância na educação científica.

A "Biocicleta amoladora de facas" utiliza a energia gerada pelas pedaladas para girar a roda amoladora. "Com este protótipo percebemos que é possível aliar economia, já que não será usado o esmeril elétrico, com o cuidado da saúde de quem irá usar o equipamento. É uma forma saudável de economia", explica o estudante do Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit) de Seabra, Everson de Almeida Ribeiro. O projeto foi realizado em parceria com o estudante Romualdo Antônio de Oliveira Neto e orientado pela professora Cassia Maria Ferreira.

O outro projeto selecionado para a Feciba é da área de ciências humanas e busca resgatar a memória de Artemizia Rodrigues Nogueira, que dá nome à unidade escolar anexa ao Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemit) do Povoado de Lagoa de Santa Rita, em Iraquara. "Nós queremos despertar nos estudantes a curiosidade do porquê que os espaços recebem estes nomes, não apenas na nossa escola ou na nossa comunidade, mas em tudo", explica a estudante Lucília de Jesus Ferreira, idealizadora do projeto ao lado da colega Thauanne Ribeiro, com orientação do professor José Carlos Lima.

"A presença destes projetos na Feciba prova que a pesquisa transcende a experimentação feita apenas em laboratórios e nos mostra que é possível usarmos as tecnologias de informação e comunicação para fomento e promoção da educação científica. Estes projetos abrem as portas para que o ensino da ciência também aconteça na educação a distância", afirma o coordenador da Feciba, Rogério Lima.