Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Projetos de estudantes baianos são apresentados em Recife
Cinco projetos idealizados por estudantes e professores da rede de Educação Profissional da Bahia foram referência no I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia – Construindo Princípios e Diretrizes, realizado entre os dias 03 e 05/07, em Recife. As iniciativas do curso técnico em Agroecologia, dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, foram selecionadas como exemplo de experiências bem-sucedidas para contribuir com a educação agroecológica no Brasil.
Os projetos apresentaram os limites e avanços dos cursos técnicos em Agroecologia na Bahia, estado que tem a maior população rural do Brasil, o maior número de pessoas vivendo da agricultura familiar e, também, o maior número de cursos de Agroecologia do País. As pesquisas apresentadas em Pernambuco mostram a relevância de métodos pedagógicos, como por exemplo: ações de intervenção social e a realização de projetos na formação curricular dos estudantes. Os relatos foram desenvolvidos pelos alunos sob orientação dos professores e, também, pelos docentes relatando as experiências dos estudantes.
Temáticas – Dentre os centros que representaram a Bahia, estão: o Cetep Recôncavo II Alberto Torres, em Cruz das Almas, com o projeto “Relato de Experiências no Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio - a construção do conhecimento em Agroecologia”; Cetep Piemonte da Diamantina, em Wagner, apresentando “Educação Profissional Técnica Integrada à Educação de Jovens e Adultos no Curso de Agroecologia”; o Ceep do Campo Milton Santos, em Arataca, com o relato de experiência sobre “A construção de Saberes e Sabores Agroecológicos: relato de experiência docente”; o Cetep Sertão Produtivo, em Caetité, com a temática “O Curso Técnico em Agroecologia e o Desenvolvimento Sustentável do Território de Identidade Sertão Produtivo” e “Curso Técnico em Agroecologia: socializando alguns desafios e saberes do Cetep Sertão Produtivo”.
Rosany Kátia, diretora do Cetep Sertão Produtivo, diz que os desafios levam à consolidação e reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no curso de Agroecologia e em toda rede. “Superamos a cada dia os obstáculos, que vão desde a absorção real do conceito agroecológico até o reconhecimento desta nova formação pela sociedade. A sensibilização dos filhos de pequenos agricultores para estudarem no curso técnico em Agroecologia é uma estratégia eficaz para sanar os baixos índices de escolaridade encontrados entre a população rural, além de facilitar a articulação entre o conhecimento científico e o conhecimento de agricultores camponeses acumulados, historicamente, a partir da relação com o meio em que vivem”, considera.
O Ceep do Campo Milton Santos, que está situado no Assentamento Terra Vista, realiza diversas práticas agroecológicas, por meio das quais agricultores são envolvidos e passam a multiplicar o conhecimento adquirido em outras comunidades de reforma agrária e de agricultura familiar. Uma das práticas em destaque é o manejo agroecológico do cacaueiro em Cabrucas, que permite produção do cacau orgânico, fino e especial, possibilitando aos agricultores retirarem seu sustento sem prejudicar o meio ambiente, plantando, colhendo sem desmatar e sem destruir a biodiversidade.
Fortalecimento – Para Augusto Araújo Santos, professor e coordenador do curso técnico em Agroecologia do CEEP do Campo Milton Santos, são estas experiências exitosas que fortalecem, cada vez mais, o trabalho realizado pela Educação Profissional da Bahia, no Estado, e proporciona o seu reconhecimento no País. “Graças à parceira entre o Centro e o assentamento, por exemplo, estamos produzindo cacau de qualidade, agregando valor ao produto de cacau, alcançando novos mercados nacionais e internacionais para cacau orgânico, fino e especial, preservando e conservando a biodiversidade da Mata Atlântica. Além de estarmos enriquecendo a formação dos nossos estudantes em contato com a prática”, explicou.
A professora Ana Rita Silva, orientadora do projeto de autoria das estudantes Letícia Fiúza e Tailane Silva de Oliveira, do Cetep Recôncavo II Alberto Torres, também reforça a ideia de que experiências como estas são fundamentais no processo de formação dos estudantes. “Essas experiências que são realizadas dentro do ambiente escolar contribuem muito para a formação dos estudantes, pois como cidadãos passam a pensar no próximo, na sua comunidade com mais cuidado. Eles desenvolvem uma percepção crítica sobre sua formação, sobre seu papel como profissional e como ser humano. Participar de um evento como este é motivador para nossos estudantes e para os nossos professores”, disse.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil
-
“Nossa missão está sendo cumprida”, avalia governador durante abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual
-
Iniciação Científica em foco no Encontro Estudantil da rede estadual
-
Secti promove oficinas e experiência de realidade virtual no Encontro Estudantil
-
SPM levará atividades lúdicas e informações do Projeto Oxe, me respeite nas escolas ao Encontro Estudantil, em Salvador
-
Encontro Estudantil: tem início a grande festa da Educação da Bahia