Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Projeto Nós por Nós incentiva literatura e cultura em comunidades do campo, indígenas e quilombolas na Bahia
Projeto Nós por Nós incentiva literatura e cultura em comunidades do campo, indígenas e quilombolas na Bahia
Publicado em ter, 05/11/2024 - 19:38 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Fotos: Elisabeth Guerra
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, destacou a importância do projeto como um marco para a inclusão e o empoderamento. "Com o Nós por Nós, temos a oportunidade de levar às escolas um material didático que, realmente, faça sentido para os estudantes, refletindo suas realidades e experiências. O livro 'Salva o fogo', por exemplo, fala do lugar onde eles estão, das suas vivências e do contexto que ocupam. A Secretaria da Educação e o governo do Estado estão garantindo que o incentivo à leitura seja feito com livros que dialoguem com esses estudantes, valorizando sua identidade e cultura”.
O evento de lançamento contou com cerca de 150 participantes, incluindo estudantes, professores e coordenadores da rede estadual, e teve a presença de Itamar Vieira Junior, que realizou um bate-papo com alunos e educadores. O autor expressou sua alegria com a estreia. “Estou com muitas expectativas para este lançamento. Isso já aconteceu antes com o meu ‘Torto Arado’ e, agora, ‘Salvar o fogo’ chega à rede pública. Eu fico muito feliz que essas histórias estejam encontrando o público que tanto me inspirou e que, de alguma maneira, está lendo e se identificando, reconhecendo suas lutas, historias e trajetórias na histórias desses personagens. Estou muito feliz de estar aqui e espero que seja uma boa leitura para esses estudantes”.
Durante o evento, os convidados prestigiaram apresentações culturais de estudantes da rede estadual. O grupo musical Ile Ilu, do Colégio do Campo Pedro Atanásio Garcia, de Caetité, trouxe uma performance que celebrou a riqueza cultural da Bahia. Em seguida, estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Genival de Almeida Brandão apresentaram um jogral. O momento foi completado pela declamação de um poema de autoria de Carolina Mendes Limeira, recitado por alunas do Colégio Estadual Quilombola Dr. Milton Santos, de Jequié.
Sobre o projeto - O Nós por Nós visa incentivar a produção literária entre estudantes de comunidades do campo, indígenas e quilombolas. Focado na valorização da diversidade cultural e na inclusão social, o projeto busca preservar e dar visibilidade às histórias e tradições desses grupos historicamente marginalizados, fortalecendo suas identidades e promovendo a expressão cultural. Através de lançamentos de obras literárias e espaços de diálogo, o Nós por Nós incentiva estudantes a se conectarem com a literatura, expressarem suas vivências e refletirem sobre questões sociais importantes.
A diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis, destacou a relevância da iniciativa. “O projeto já carrega um nome bem representativo, nos mostrando que um dos objetivos é a aquisição de livros que dialogam com a nossa realidade. A obra "Salvar o fogo" e outros livros que traremos com esse projeto têm a pauta das relações étnico-raciais, ou seja, que dialogam com a temática do campo, quilombola e indígena. Além disso, o projeto visa fortalecer a produção local, que já é realizada por essas comunidades tradicionais. Hoje, nós também vamos apresentar uma minuta de portaria, de forma simbólica, para anunciar outras etapas do projeto. Temos grandes expectativas para que as próximas etapas incluam outros escritores também representativos, como Lázaro Ramos. Estamos muito felizes com essa iniciativa do nosso governador, da nossa secretária, de toda a equipe da SEC”.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas