Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Projeto leva inclusão social e esporte para o Bairro da Paz
Projeto leva inclusão social e esporte para o Bairro da Paz
Publicado em ter, 06/09/2016 - 09:48 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Amanda Oliveira - GOVBA
Nem a chuva do lado de fora do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (Cempa), no Bairro da Paz, em Salvador, desanimou os alunos que foram à escola para utilizar a quadra na tarde desta segunda-feira (5). Foi dentro de um dos espaços da instituição que eles montaram o treino do Projeto Iniciação Esportiva e Lazer do Bairro da Paz, que atende 600 jovens durante a semana em cinco modalidades: futsal, vôlei, basquete, atletismo e karatê. São meninos e meninas que têm, através do esporte, uma forma de inclusão social, de socialização dentro da própria comunidade escolar e também de oportunidades, com a revelação de grandes talentos que já treinam em clubes profissionais.
O projeto promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa Pacto Pela Vida e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), busca promover o resgate social de crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 e 17 anos, sempre em áreas de vulnerabilidade social na capital e no interior. Os investimentos são revertidos para a compra de material esportivo, pagamento de professores e auxiliares e na manutenção das atividades. Além disso, os projetos são abertos à comunidade com aulas gratuitas; a única exigência é que o jovem esteja devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino. No Cempa, por exemplo, estão reunidos estudantes de mais de cinco escolas do Bairro da Paz e de outros bairros próximos.
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
Foi por causa de um convite despretensioso do irmão que o adolescente Tiago Bitencourt, de 17 anos, começou a jogar vôlei na escola. O que ele não imaginou é que o prazer pelo esporte pudesse levá-lo tão longe. “Eu era sedentário e estava acima do peso, vivia no computador o dia inteiro e tinha preguiça de sair para fazer qualquer coisa. Quando eu cheguei na escola, só tinha meninas treinando vôlei, mas como era o esporte que eu mais gostava, aceitei a sugestão do professor e comecei a treinar assim mesmo. Tempos depois, já com times de meninos, participei dos Jogos Estudantis da Rede Pública [Jerp] e agora treino com a Seleção Baiana de Vôlei e participo de competições no juvenil”, contou o adolescente que, no alto dos seus quase dois metros de altura, sonha em jogar profissionalmente.
Foi assim também que Fabrine Ferreira, 14 anos, começou a dar os primeiros passos do que pode ser uma carreira profissional. “Eu sempre jogava futebol na rua, e depois quando vi que tinha na escola, vim pra cá. O importante é que na minha casa [onde mora com a mãe e mais quatro irmãos no Bairro da Paz], minha família sempre me apoiou muito. Quando eu falava que não queria vir, minha mãe é quem dizia ‘você tem que ir’, ‘você não pode parar’”, contou a jovem, que foi aprovada em teste para treinar pelo Esporte Clube Bahia.
São talentos como o de Tiago e de Fabrine que inspiram o professor de educação física, Gildo Aguirre, que ensina no projeto. “A partir do momento que você leva o estímulo para eles, eles transformam isso em motivação. Isso muda o comportamento deles na escola, em casa”, destacou.
Segundo o assessor técnico da Sudesb, Álvaro Oliveira, o Projeto Iniciação Esportiva e Lazer do Bairro da Paz faz parte de uma série de outras iniciativas promovidas e apoiadas pelo Estado. “Essas ações são mantidas em Salvador e em cidades do interior, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Porto Seguro, além de outros municípios. Ao todo, são 20 projetos com investimentos da ordem de R$ 10 milhões, muito exitosos e que têm dado um retorno positivo na área social e revelando novos talentos”, explicou Álvaro.
Festival
Pensando em reunir os jovens para uma celebração esportiva, na próxima terça-feira (13), os jovens que participam das cinco modalidades esportivas estarão reunidos no Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos para o 1º Festival Iniciação Esportiva e Lazer do Bairro da Paz, a partir das 8h, para competições simultâneas e que incluem ainda cerimônia de premiação. A celebração de um trabalho desenvolvido com responsabilidade que está mudando a vida de jovens baianos de comunidades como essa.
Fonte: Secom
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo