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Projeto Férias na Escola encerra sua primeira edição com adesão de mais de 500 escolas
Publicado em qui, 01/02/2024 - 07:28 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Com muita integração e aprendizado, a primeira edição do Projeto Férias na Escola com mais Saber e Sabor foi encerrada, nesta quarta-feira (31), com a adesão de mais de 500 escolas estaduais em 245 municípios de diferentes regiões da Bahia. Iniciadas no dia 10 de janeiro, as atividades fortaleceram o vínculo e a participação estudantil por meio de oficinas e outras iniciativas ofertadas a estudantes que, também, receberam duas refeições diárias.
A ação foi desenvolvida de forma articulada com as secretarias estaduais de Cultura (Secult-BA), da Segurança Pública (SSP), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Desenvolvimento Social (Seades) e da Saúde (Sesab), entre outras. Com a pasta da Saúde, por exemplo, foram oferecidos serviços nas áreas de Ginecologia e Urologia, além de exames laboratoriais e avaliação nutricional.
“A gente entende que foi um projeto exitoso porque fortaleceu o combate a vulnerabilidade social e, também, possibilitou a segurança alimentar, para além de momentos de aprendizagem pelo lúdico, pelo lazer, pela arte e pela educação. Portanto, Férias na Escola com mais Saber e Mais Sabor deu certo. Nós vamos agora avaliar esse processo, ressignificar o que for preciso, e continuar com ele durante o ano, nas férias de junho, afinal, escola é lugar de aprendizagem, ligar de proteção e esse projeto pra nós foi significativo”, avaliou a Superintendente de Políticas para a Educação Básica, Leninha Vila Nova.
Em Salvador, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Noêmia Rego, no bairro de Valéria, em Salvador, os estudantes participaram de uma gincana com diferentes tarefas e fizeram a culminância do projeto na manhã desta quarta-feira (31). Além dos alunos da própria unidade escolar, a atividade contou com a participação de estudantes do Colégio Estadual Rubén Dário, no bairro de San Martin, na capital baiana. Jovens e crianças da comunidade do entorno que estudam em outras redes de ensino também aproveitaram as oficinas.
Este é o caso do estudante autista e com baixa visão, Wllisson Souza Júnior, 16 anos. Segundo a sua mãe, dona Carmem Vieira, ele gostou tanto das atividades do projeto que ela já o matriculou no colégio para cursar o 1º ano. “Ele foi bem acolhido pela escola e se entrosou muito bem com os estudantes, que cuidaram dele. Essa experiência está sendo ótima, pois ele já está conhecendo o ambiente escolar para o início das aulas”. Wllisson aprovou a iniciativa. “Gostei muito de participar das oficinas, principalmente de jogar basquete. Vai ser bom estudar aqui”, revelou, animado.
Para o estudante Felipe Menezes, 17 anos, matriculado no 3º ano do Noêmia Rego, promover a integração com outros estudantes foi um diferencial. “Através desse projeto, tivemos a oportunidade de participar de atividades no Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques. Hoje, a gente se interagiu na gincana com os alunos do Colégio Estadual Rubén Dário. Foram momentos bem divertidos e de troca de experiências”, comentou.
Quem também aproveitou as atividades do projeto foi o estudante Alisson Santana, 16 anos, que faz o curso técnico em Nutrição, no Rubén Dário. “Gostei muito de sair um pouco do ambiente da minha escola e conhecer as dinâmicas que são realizadas nesta unidade. Este projeto nos proporcionou momentos de lazer e de muito aprendizado”, contou.
Monitores voluntários - Por meio do projeto, mais de quatro mil monitores voluntários do Educa Mais Bahia ministraram as oficinas. A voluntária Maria Clara dos Reis, 23, que cursa Engenharia Mecânica no Senai Cimatec, falou da experiência de ensinar Matemática. “Este foi o meu primeiro contato com o ensino. Durante o projeto, pude perceber que gosto de ensinar e de ver os estudantes aprendendo com interação. Hoje, abordei as formas geométricas no dia a dia com materiais como jujuba, palitos de dente e recortes de livros. Nunca pensei em ser professora e, agora, pretendo fazer Licenciatura em Matemática para dar aulas”.
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