Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Projeto de estudantes feirenses é selecionado para mostra científica, em Alagoas
Criado pelos estudantes Ana Carolina Ferreira Machado, 18 anos; Cláudio de Jesus Santana, 20 anos; e Flávio Coutinho Pimenta, 17 anos, o projeto tem como objetivo analisar como a visita de estudantes a espaços museais, aliada a trabalhos teórico e práticos, reflete na aprendizagem de temas relacionados à Astronomia. Para tanto, os estudantes realizaram um estudo quali-quantitativo, de caráter exploratório com 11 estudantes do Ensino Médio. "Preparamos um questionário para entender como a aprendizagem interdisciplinar dos estudantes se processa durante a visita e analisamos se os alunos fizeram alguma correlação entre o ambiente dos museus e a Astronomia. A partir disso, criamos gráficos para analisar os resultados", explicou Cláudio.
Inicialmente, o projeto foi selecionado e apresentado na MILSET Brasil 2024. Na cerimônia de premiação deste evento, eles foram credenciados para participar do MOCITEPIAL 2024. Além dessa mostra, o projeto foi classificado em primeiro lugar na categoria Ciências Exatas da Etapa Territorial da 11ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia, promovida pelo Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE 19). Este reconhecimento destaca a excelência e a relevância da pesquisa realizada pelos estudantes.
Para o professor-orientador, Rodrigo de Queiroz Oliveira, ver o projeto dos seus alunos ser exibido em uma mostra científica em outro Estado é uma sensação prazerosa. "É gratificante oportunizar a iniciação científica na Educação Básica, buscando atrair estudantes baianos para a carreira científica. Além disso, desejamos estimular visitas a museus espalhados pela Bahia", comentou.
Notícias Relacionadas
-
TVE vence premiação internacional com cobertura do Carnaval 2024
-
Divulgados os resultados do Encceja 2024
-
Criativos da Escola abre inscrições com foco em sustentabilidade e premiação de até R$ 12 mil
-
Moradores de Jiquiriçá recebem moradias do programa Bahia, Minha casa e escola de tempo integral
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana