Projeto de estudantes do CJCC de Vitória da Conquista é premiado na 72ª Reunião Anual da SBPC

Os estudantes Renata Valença, Vitor Hugo Lacerda, Luís Jonas Borges e Filipe Souza, que fazem parte da Incubadora de Projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, foram premiados na 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu de forma on-line, entre os meses de setembro e dezembro. A equipe recebeu Menção Honrosa na Sessão de Pôsteres com o projeto “Conexão cidade: aplicativo desenvolvido por estudantes da Educação Básica para informar a população sobre os espaços públicos da cidade de Vitória da Conquista”.

O protótipo do aplicativo foi desenvolvido no Android Studio e testado por estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O projeto concorreu com outros três, realizados por jovens universitários da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As apresentações dos trabalhos científicos em forma de vídeo-pôsteres aconteceram no mês de novembro.

A professora e orientadora do projeto, Elmara Souza, falou da importância dessa conquista. “Apresentar um projeto desenvolvido por estudantes da Educação Básica na SBPC já é uma conquista, visto que a maioria dos artigos aprovados é de graduandos e pós-graduandos. Ter um trabalho do CJCC entre os premiados é espetacular para toda a educação pública da Bahia. Dos 192 trabalhos apresentados, apenas quatro foram premiados (UFMG, UNICAMP, UNEB e CJCC). Somente o nosso é da Educação Básica”.

A estudante Renata Valença, 18, falou sobre o reconhecimento do projeto. “Essa premiação tem um significado muito importante para todos nós. Ter

o projeto entre três de universidades conhecidas e, sendo o nosso único do Ensino Básico, além de poder compartilhar nosso projeto com outras pessoas, é simplesmente inacreditável. Aprendemos muito com o nosso projeto, conhecendo mais nossa cidade e utilizando os espaços que ela tem para nos oferecer”.

Sobre o CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.