Projeto de estudantes da rede estadual é segundo colocado nacional no SBPC Jovem e Mirim 2014

Estudantes da oficina Embaixadores da Ciência, realizada pelo Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC), iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que amplia o acesso dos alunos às agendas contemporâneas, foram os segundos colocados na seletiva para a edição 2014 da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pelo projeto SBPC Jovem e Mirim. Roberta Andrade Fraguas e Felipe Fontes Carvalho, estudantes do CJCC de Salvador, vão apresentar os resultados do projeto Sustentabilidade Z durante o evento que acontece entre os dias 22 e 27 de julho em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

O experimento científico consiste na produção de uma embalagem plástica biodegradável orgânica para polpa de frutas. “Trata-se de uma embalagem para polpa à base do amido de mandioca, e, portanto, comestível. A pessoa tanto pode bater a polpa junto com a embalagem no liquidificador, como pode descartá-la, já que o período de decomposição desse plástico leva de 10 a 20 dias”, explica Roberta Andrade Fragua, 15 anos, revelando que sua preocupação maior sempre foi com a destinação do lixo. O tempo de decomposição de um plástico comum é de 100 a 400 anos, aproximadamente.

“Chamei o projeto de sustentabilidade Z porque ele está inserido dentro da realidade da geração Z, a geração de jovens nascidos entre 1990 e 2000, que consome muitos alimentos industrializados, mas que, ao mesmo tempo, começa a se preocupar com a busca de novos hábitos, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade”, conta Roberta. Aluna dedicada, a estudante já sabe o quer fazer no futuro. “Eu quero ser engenheira ambiental e continuar trabalhando com a questão da sustentabilidade, e fazer a diferença. Eu quero mudar o mundo, e vou mudar”, frisa.

Oficina – De acordo com o coordenador da oficina Embaixadores da Ciência, o professor Jorge Bugary, durante as aulas, que acontecem duas vezes por semana, os estudantes são estimulados a pensar soluções científicas para problemas cotidianos. “A cada semestre, formamos uma turma, apresentamos para eles uma situação-problema com base em um tema para que eles possam desenvolver ideias para solucionar a questão. Esse ano, trabalhamos com a questão da sustentabilidade”.

SBPC Jovem e Mirim – As atividades da SBPC Jovem e Mirim são dirigidas aos estudantes do ensino básico e visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. O evento propõe a troca de conhecimentos e busca proporcionar espaços de expressão e de apreensão do saber fazer ciência. A programação da SBPC Jovem está articulada com o tema central da 66ª Reunião Anual, criando um espaço convidativo e possibilitando um encontro desafiador entre o jovem e a ciência em plena Amazônia.

O projeto de Roberta foi escolhido entre mais de mil experimentos de todo o País. Entre os finalistas, constam, também, mais quatro projetos desenvolvidos em unidades educacionais no âmbito da Secretaria da Educação do Estado da Bahia: Simulando Tornados: a parceria da física com o meio ambiente e Um Clique Sustentável sobre a Ótica de uma Pinhole, ambos do CJCC, além de Iniciação Científica: crescendo e pensando a ciência e Os Mistérios da Saúde: o coração, do Colégio Estadual Alfredo Magalhães.

CJCC – O CJCC é uma iniciativa de educação integral da Secretaria da Educação do Estado, criada na perspectiva de consolidar a capacidade dos estudantes de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade, possibilitando, desse modo, uma nova relação com o ato de aprender. A rede estadual conta com duas unidades do CJCC: em Salvador, localizado no Colégio Estadual da Bahia (Central) e no município de Senhor do Bonfim.