Projeto ‘Lentes Novas’ amplia conhecimentos sobre Ciências

Palavras-chave:
Estudar Ciências da Natureza e Atualidades nunca foi tão divertido como está sendo agora para os estudantes da Educação Profissional. Por meio do projeto ‘Lentes Novas’, os futuros técnicos em Informática e Computação Gráfica do Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional Tecnologia da Informação Isaias Alves (Ceep), em Salvador, pesquisam, produzem e compartilham conteúdos informativos nas redes sociais sobre diversos temas da atualidade.
 
Fotos: Acervo pessoal
De acordo com a professora Jemima Lopes, a atividade multidisciplinar, que é realizada durante todo o ano letivo, agrega as novas tecnologias utilizando as redes sociais como instrumento de multiplicação de conhecimento. “O projeto leva os estudantes a participarem de forma mais ativa do processo de aprendizagem, tornando-se protagonistas da construção do conhecimento, por meio da qual os conteúdos da atualidade e das Ciências da Natureza são aprendidos de forma prazerosa e dinâmica, com aplicações prática no seu cotidiano”, destaca a educadora.
 
A professora também informa que, para a produção dos conteúdos, os estudantes se organizam em grupos e escolhem um tema por afinidade ou motivação. Cada grupo fica responsável em fazer uma postagem semanal contendo textos informativos, acompanhados de imagens ou vídeos. Em cada unidade os temas de pesquisas são modificados.
 
Segundo Ramielly Santana, 18 anos, que faz o curso técnico em Informática, a atividade tornou o aprendizado mais dinâmico. “Com o projeto, podemos interagir de forma divertida com os colegas, compartilhando conteúdos que fazem parte do nosso dia a dia e das disciplinas estudadas. O tema da minha equipe é cocaína e, nas postagens, abordamos sobre as substâncias químicas, as consequências do uso e a legalização da droga”, explica a estudante.
 
Maria Eduarda Andrade da Silva, 15, está no 2º ano do Ensino Médio e conta que está gostando muito da atividade. “É muito bom poder explorar as redes sociais com criatividade para levar conhecimento para outras pessoas e aprender, ainda mais, sobre diferentes assuntos abordados por outros colegas, a exemplo da anorexia, das drogas, do efeito estufa e outros”, afirma.

Notícias Relacionadas