Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Programa Deputado Jovem Baiano é encerrado com aprovação de projetos nas áreas de saúde e educação
Programa Deputado Jovem Baiano é encerrado com aprovação de projetos nas áreas de saúde e educação
Publicado em sex, 01/12/2023 - 09:26 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Foto: NeusaCostaMenezes/AgênciaALBA
Reproduzindo fielmente o ritual das sessões que ocorrem no Plenário Orlando Spínola, os deputados falaram no pequeno expediente, com o tempo de apenas dois minutos para expor suas considerações. Carlos Santana, do município de Itororó, salientou que nesta semana sentiu “como é bom estar envolvido no mundo da política”. Enquanto jovem preta, a vice-presidente da Mesa Diretora, Mel Kíria, de Barreiras, revelou “estar orgulhosa de representar as comunidades estudantis da Região Oeste”. Já o líder da minoria, Álefe Sampaio, de Itatim, frisou que todos ali “tinham histórias de lutas e levantavam bandeiras em prol de suas raças, crenças e ideologias”. Trabalhar para a construção de um mundo melhor é a intenção de Jessica Libório, de Senhor do Bonfim. A líder da maioria acredita que “a juventude sempre pode fazer a diferença para ampliar as políticas públicas nas comunidades”.
João Felipe, de Salvador, elogiou a diversidade do Parlamento Jovem, que englobou estudantes da rede pública e privada, jovens de comunidades indígenas e quilombolas, gente da zona rural e da periferia das grandes cidades e também pessoas com deficiência. Ele lamentou, porém, que ainda existam pensamentos preconceituosos na sociedade brasileira. “Sou autista e isso incomoda muita gente que não conhece os nossos problemas”, desabafou o estudante.
Esta temática da inserção na vida pública ganhou espaço no grande expediente, quando os parlamentares jovens debateram e aprovaram dois projetos de lei direcionados para as áreas de saúde e educação. Tamiris Medeiros, de Jacobina, apresentou um PL que trata da Educação Inclusiva e Acessibilidade nas instituições públicas da rede estadual de ensino. “Eu tenho o sonho de ingressar na faculdade, mas os professores e as escolas não estão preparados para nos receber, não temos pessoas ao nosso lado para colaborar nas atividades”, cobrou a jovem, uma pessoa com deficiência física e visual. Já o morador do bairro do Imbuí, na capital baiana, Marcelo Victor Loureiro, teve a iniciativa de propor um mapeamento genético no combate ao câncer de mama. “Tenho um amigo que perdeu a mãe, vítima de um câncer de mama, e fiquei muito sensibilizado. Ouvi, recentemente, uma palestra da professora Lilian Paz sobre o tema, e resolvi fazer uma proposição com esta finalidade”, explicou.
Foi uma semana bastante movimentada para as 27 meninas e os 36 rapazes que passaram a visitar o Poder Legislativo desde terça-feira, quando foram recepcionados pela equipe organizadora. Na abertura do Programa, o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, fez uma breve saudação para os estudantes, ressaltando “a relevância da instituição política na defesa da democracia e dos interesses da população baiana”. Dentre outras atividades, os deputados jovens aprenderam sobre o funcionamento do processo legislativo, participaram de rodas de conversa a respeito das eleições, escolheram líderes partidários, formaram chapas para a mesa diretora e acompanharam a tramitação dos projetos de lei, sempre com o apoio técnico dos funcionários da Assembleia.
Laura Ramos, coordenadora do programa “A Escola e o Legislativo”, considerou que a vivência foi altamente democrática, porque os jovens trabalharam em conjunto, respeitaram a ideia contrária do outro colega e começaram a acreditar que, juntos, poderiam construir um país melhor para todos. De acordo com a servidora pública, os estudantes tiveram uma semana inteira de atividades, em diversos setores, com excelente aproveitamento do tempo no Parlamento baiano. “Eles cumpriram horários, tiveram agendas lotadas, com assuntos interessantes, abordados por palestrantes capacitados. Quem acompanhou percebeu que poucas vezes eles pararam para tirar selfies, pois estavam focados em produzir, em discutir, em defender seus pontos de vista. Foram dias incríveis”, agradeceu a coordenadora.
Apresentar aos jovens como se faz política na prática. Segundo Larissa Lima, coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, esse programa permitiu que eles conhecessem o cotidiano do legislativo, entendessem qual a verdadeira função do deputado estadual, fazendo com que esses meninos e meninas pudessem se ver nesse espaço de poder. “Acreditamos que a educação transforma. Precisamos fazer com que eles tenham essa experiência dentro da Casa Legislativa, para que sintam que podem pertencer a esse local um dia, ocupando futuramente uma cadeira para representar uma parcela da população”, manifestou a dirigente. Antes de viajar para suas cidades, onde poderão contar as histórias que vivenciaram e as amizades que fizeram na ALBA, os 63 jovens parlamentares foram para o Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, onde assistiram ao filme Ó Paí Ó 2.
Notícias Relacionadas
-
Educação em Chorrochó ganha destaque com nova escola e ações de apoio ao ensino
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas