Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Programa Ciência na Escola levou 11 mil estudantes à iniciação científica em 2018
Programa Ciência na Escola levou 11 mil estudantes à iniciação científica em 2018
Publicado em sex, 21/12/2018 - 15:55 por Desconhecido
Palavras-chave:
Por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Secretaria da Educação, os estudantes da rede estadual de ensino são incentivados a produzirem projetos de iniciação científica que buscam solucionar problemas identificados por eles no meio em que vivem. Tratam-se de projetos relacionados a questões como sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia, empreendedorismo, saúde, dentre outros. Desta forma, o programa visa inovar e diversificar o currículo escolar, promovendo o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, à cultura e à tecnologia, além de potencializar a produção e a divulgação científica. Este ano, o programa alcançou 382 escolas, em 85 municípios, beneficiando 11 mil estudantes.
Neste contexto, nas unidades de ensino são promovidas as Feiras de Ciências Escolares que se constituem na culminância das atividades desenvolvidas no Ciência na Escola, nas quais os estudantes juntamente com seus professores orientadores apresentam projetos de pesquisas de diversas áreas do conhecimento, produzidos em sala de aula. Os projetos selecionados são apresentados durante a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), que acontece anualmente, em Salvador.
Em 2018, a FECIBA integrou a programação do Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018 e contou com a exposição de 404 projetos de pesquisa, dos quais 16 foram premiados com Chromebooks e credenciais para a participação dos estudantes em eventos científicos nacionais, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo. Todos estes projetos de pesquisa, além de outros da Educação Profissional e Tecnológica, apresentados durante o Virtual Educa, estão reunidos na publicação ‘Práticas para Compartilhar’, disponível no Portal da Educação.
Entre os eventos nacionais em que os estudantes da Bahia foram destaque estão: IV Feira Nacional de Matemática, em Rio Branco, no Acre; Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, na cidade de Recife, em Pernambuco; Feira de Parauapebas de Ciências, Tecnologia e Inovação (FEPACT), em Parauapebas, no Pará; Prêmio Jovem Cientista, em Brasília; Prêmio do Criativos da Escola, em Fortaleza; Mostra Brasileira Ciência e Tecnologia, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (33ª MOSTRATEC), na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul e outros.
A coordenadora do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, destacou a atuação do programa em 2018. “Este ano marcou a história do Ciência na Escola pelo amadurecimento dos nossos jovens cientistas e consequente ampliação das oportunidades alcançadas em ambientes de popularização das Ciências. Tais conquistas se justificam pelos investimentos em formação de professores orientadores e estudantes pesquisadores, por meio de parcerias estabelecidas pelo Programa com instituições que comungam com o nosso percurso formativo que prima pela inovação educacional. Garantimos a premiação do Criativos na Escola (Instituto Alana), no qual estudantes de São Miguel das Matas levaram um projeto que discute a presença da mulher nas ciências e que se tornou destaque nacional. Além disso, tivemos outras portas abertas, a exemplo do Prêmio Jovem Cientista, Olimpíadas de Saúde e Meio, promovido pela FIOCRUZ e tantos outros prêmios que conseguimos receber em feiras nacionais, onde nossos estudantes estiveram presentes e conseguiram se destacar e abrir portas para eventos internacionais”, afirmou.
Bolsas de Iniciação científica – Assim como ocorreu em 2017, este ano o programa também foi contemplado com 21 bolsas de Iniciação Científica Junior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através da chamada CNPq/MEC/MCTIC/SEPEC Nº 27/2018. As bolsas serão destinadas aos estudantes pesquisadores que mais se destacarem na FECIBA em 2019. Com este financiamento de R$ 100 por mês recebidos durante um ano, os estudantes poderão melhorar e ampliar seus projetos de iniciação científica. Os bolsistas a serem contemplados precisam estar devidamente matriculados no período de vigência das bolsas.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores