Programa Ciência na Escola da SEC realiza minicurso on-line sobre Economia Criativa e Indústria 4.0

O Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), realizou, nesta quarta-feira (2), mais um minicurso voltado aos estudantes da rede estadual, desta vez sobre o tema “Economia Criativa e Indústria 4.0: como se preparar para o futuro”. Realizada de forma on-line, a ação teve como objetivo fomentar e instrumentalizar os processos de desenvolvimento da pesquisa científica, da concepção da ideia até a patenteação do projeto. A atividade, inclusive, pode ser convalidada como Atividade Curricular Complementar (ACC), conforme previsto na Instrução Normativa nº 03/2021.

A coordenadora do PCE, Patrícia Oliveira, destacou que os minicursos vêm como proposta de componente curricular que será referencial para as escolas de Tempo Integral. “Estas atividades que estamos promovendo são voltadas a estudantes da Educação Básica, tendo em vista a relevância e importância de temas como o que foi abordado nesta edição. Os minicursos provocam a reflexão da construção do seu projeto de vida e os desafios no percurso formativo do estudante”.

O tema “Economia Criativa e Indústria 4.0: como se preparar para o futuro” foi dialogado pelo professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Eduardo de Freitas Jorge. “Neste minicurso abordamos as transformações necessárias no processo educacional para desenvolver as habilidades e competências fundamentais para se estar apto ao novo mundo. Para isso, discutimos o perfil da Geração Z e como ela deve se preparar para profissões que ainda não foram inventadas e que emergem através das tecnologias, como Internet das Coisas, Fabricação Digital e Inteligência Artificial”. Nesse contexto, Eduardo ainda destacou que "os alunos devem passar por experiências educacionais que desenvolvam habilidades e atributos de resolução de problemas, trabalho em equipe, criatividade e inovação, autodidata, Inteligência Emocional e Adaptabilidade".

Durante o minicurso, também foram apresentados dois projetos aplicados à educação, envolvendo modelagem tridimensional; prototipação; impressão 3D; corte a laser; e programação; com o objetivo de desenvolvimento das referidas competências e habilidades. Participaram da mesa de discussões os professores Elton Borges de Sena, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, e Janilton Andrade, do Colégio Estadual Antônio Figueiredo - Tempo Integral, do município de Ibiassucê, juntamente com seus alunos Diogo Alves e Larissa Vasconcelos, ambos do 2º ano.