Professores e estudantes de Eunápolis participam de oficina on-line sobre autoacolhimento e prevenção ao suicídio

Palavras-chave:
Com o objetivo de promover a saúde mental dos professores e estudantes da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, está promovendo uma série de oficinas on-line com psicólogos em torno do tema "Autoacolhimento em tempos de recolhimento", reforçando a importância do autoacolhimento. A iniciativa integra as ações da campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio. Nesta quarta-feira (16), a atividade foi viabilizada, através da plataforma Google Meet, para professores e estudantes de escolas da área do Núcleo Territorial de Educação de Eunápolis (NTE 27).
 
A psicóloga Thamires Oliveira, que integra a equipe de profissionais da SEC, foi responsável por conduzir as discussões e frisou que a atividade teve o objetivo de conscientizar e prevenir. "Quando falamos sobre o suicídio, temos a oportunidade de conhecer e de auxiliar as pessoas que estão sobre o risco de suicídio. Pessoas essas que, muitas vezes, não falam do seu sofrimento por medo de julgamentos, por vergonha ou por medo do preconceito. Devemos mostrar para essas pessoas que quando essa dor chega é sinal de que elas estão vivas e precisam ser acolhidas para que o necessário seja ressignificado", afirmou. 
 
A diretora Juliana de Aquino, do Colégio Estadual Polivalente de Belmonte, localizado em Belmonte, afirmou que as discussões sobre o tema são fundamentais. "Além da conscientização sobre a prevenção do suicídio, a realização dessas oficinas é importante para fortalecer laços com os estudantes e para que saibam que não estão sozinhos. A escuta e o apoio do professor fazem muita diferença na vida de um estudante que passa por momentos difíceis". 
 
A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Maria do Rosário Muricy, ressaltou a importância da campanha do Setembro Amarelo. "Anualmente, setembro é considerado como o mês mundial de prevenção ao suicídio, chamado, também, de Setembro Amarelo. O tema enfrenta ainda sérias resistências, principalmente em relação às dúvidas e entraves sentidos para a identificação dos sinais, situações estas que dificultam bastante, tanto a oferta como a busca de ajuda motivada basicamente pelos preconceitos existentes e, também, pela falta de informação. Por isso, as oficinas e outras ações são desenvolvidas pela SEC, junto à comunidade escolar", afirmou.
 
Na divulgação voltada para a prevenção ao suicídio, a SEC está disponibilizando uma cartilha, bem como uma revista modelo Gibi no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). "Este material visa esclarecer aos estudantes e professores, de forma ilustrativa e bastante didática, as dúvidas e questionamentos existentes quanto às formas e aos meios de prevenção ao suicídio, além de informações e dicas importantes a respeito das formas de se cuidar e, também, de cuidar do outro", acrescentou Rosário. 
 
Atendimento psicológico - Além das oficinas, os professores e servidores da rede estadual de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line individualizado, através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que o interessado está lotado. Após a solicitação via e-mail do agendamento, o servidor é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando as dificuldades do período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus.
 
Sobre o programa - O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O programa vem promovendo, ainda, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB).

Notícias Relacionadas