Olimpíada de Matemática realizou prova no último sábado

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A ansiedade tomou conta dos 900 estudantes da rede estadual de ensino classificados para a segunda fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). As provas foram realizadas no último sábado (15/09), a partir das 14h30, nos cerca de 350 centros de aplicações do Estado, sendo 26 deles em Salvador e Região Metropolitana.

“Após participar da olimpíada passei a gostar de matemática, e estudar jogos de lógica para aprimorar meus conhecimentos. Além de melhorar no meu comportamento na escola, porque a partir de agora presto mais atenção nas aulas, e dou orgulho aos meus pais com as minhas notas altas” afirma Ana Cécile, 15 anos, que se classificou para a segunda fase da olimpíada, estudante do primeiro ano do Colégio Estadual Gonçalo Muniz.

Elenilson Souza, 15 anos, colega de Ana Cécile, relata que com a Obmep, ele passou a entender sobre assuntos que anteriormente não ia muito bem. “Estava ansioso para fazer a prova, e estou confiante que vou passar, após participar da olimpíada aprimorei meus conhecimentos, e estudo mais”, afirma o jovem.

“Um dos objetivos da olimpíada é estimular os alunos que gostam de matemática a continuarem estudando, mas também despertar o interesse dos que não gostam da matéria a melhorar o rendimento para participar da Obmep”, esclarece o  coordenador de educação básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Altamir Guerra.

Olimpíada de matemática - A 8ª Olimpíada de Matemática é uma competição nacional realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Voltada para alunos de escolas públicas, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Os estudantes, professores, escolas e secretarias de educação concorrem a prêmios de acordo com a classificação dos participantes nas provas. A Olimpíada de Matemática visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuir para a integração das escolas com as universidades públicas. Além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

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