Oficinas oferecidas pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura transformam a vida de jovens baianos

Palavras-chave:

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador realizou, nesta quarta-feira (17), uma roda de conversa entre estudantes e ex-alunos da unidade para compartilhar experiências e refletir sobre o impacto transformador da formação oferecida pela instituição. A atividade, que destacou as histórias inspiradoras de como a educação modificou a trajetória de vida de seus participantes, pode ser assistida, na íntegra, pelo Instagram @Cjccsalvador (https://www.instagram.com/cjccsalvador).

Fotos: divulgação
A proposta do CJCC é incentivar que o estudante seja protagonista de sua trajetória. Eles se matriculam nas oficinas por livre escolha e fazem seu próprio itinerário formativo, garantindo, assim, seu lugar de fala em todo o processo. Durante a roda de conversa, os ex-alunos Alice Pacheco, Amanda Chung e Flávio Deus relataram como as experiências vivenciadas no CJCC foram fundamentais para o desenvolvimento de habilidades essenciais. Além disso, destacaram o papel do Centro na ampliação de suas perspectivas acadêmicas e profissionais, contribuindo significativamente para suas escolhas de carreira e sucesso futuro.

"Foi emocionante relembrar todo o meu processo de construção profissional. Foi muito gratificante ter sido aluna das oficinas e poder voltar para compartilhar minha experiência. As oficinas que fiz no Centro Juvenil foram fundamentais para me tornar a profissional que sou hoje. Quase toda a minha formação em fotografia foi adquirida lá. Falar sobre isso com os novos estudantes aumentou o interesse deles em continuar frequentando as oficinas e em não desistir de seus objetivos", compartilhou a fotógrafa Amanda Chung.

Os estudantes que participaram do evento tiveram a oportunidade de aprender com as experiências dos ex-alunos, estabelecendo conexões valiosas e se inspirando em suas jornadas. Nicolas Moreira Natale, 18, estudante do CJCC, ressaltou a sua satisfação em participar da roda de conversa. "Foi maravilhoso compor a mesa com os ex-alunos, pois pude ver que, ao longo do tempo, o Centro Juvenil sempre manteve sua essência como um espaço acolhedor, criativo e estimulante para as potencialidades dos estudantes. Essa característica foi o que me motivou a participar e continuar até hoje. Estou no meu segundo ano como aluno no CJCC, onde posso desenvolver meus interesses individuais e, a partir deles, realizar construções maravilhosas".

CJCC - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. Cada uma tem o objetivo de cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.

Notícias Relacionadas